Homem consegue invadir base onde está o “Air Force One”, mas é detido em seguida

Boeing VC-25 – Imagem: SSGT Alex Lloyd

Na última segunda-feira (6), um homem foi preso após invadir a Base Conjunta de Andrews, localizada no Condado de Prince George, Maryland, a cerca de 22,5 km ao sudeste de Washington, DC. A base da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) abriga várias aeronaves militares, incluindo os dois Boeing VC-25, atuais aviões presidenciais, popularmente conhecidos por seu indicativo, “Air Force One”, ou “Força Aérea 1”.

Além da frota de aeronaves presidenciais, o local abriga o Boeing E-4B Nighwatch, conhecido como avião “do Juízo Final”, um 747-200 modificado que pode servir como centro de comando e controle nuclear aéreo do país, se necessário.

Durante o incidente, que ocorreu por volta das 11h30 de segunda-feira, “um homem obteve acesso não autorizado a uma área habitacional da Base”, disse a Base Conjunta Andrews em comunicado publicado no Twitter. “Um morador disparou uma arma de fogo, as forças de segurança chegaram ao local para prender o intruso e a polícia está investigando o incidente.

Em comunicado, a Força Aérea dos Estados Unidos disse que não tinha nada a acrescentar além da declaração de concedida pela Base Aérea de Andrews sobre a invasão.

Não foi a primeira vez que a segurança da base é violada. Conforme informado pelo AEROIN em fevereiro de 2021, um homem passou pelo posto de controle militar da instalação e, em seguida, por áreas de segurança cercadas adicionais para obter acesso à linha de voo e subir em um C-40, uma versão militar quase idêntica do jato Boeing 737-700.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias