Homem é detido ao tentar embarcar com munição no aeroporto de Maceió

Aeroporto Maceió Terminal Aena
Imagem: Aena Brasil

Um homem que tentava embarcar com munições no aeroporto internacional Zumbi dos Palmares, entre Maceió e Rio Largo (AL) foi detido após tentativa na madrugada da última segunda-feira, dia 15.

De acordo com informações do site TNH1, o homem de 47 anos foi detido no saguão de embarque pelo chefe de segurança do terminal após a identificação de 12 munições para pistola de calibre 38 ser encontrados em sua bagagem no momento do embarque pelo raio-x.

Com isso, o 8º Batalhão da PMAL foi acionado e conduziu o suspeito para a Central de Flagrantes, já que estaria infringindo o artigo 14 do Estatuto de Desarmamento, de porte ilegal de arma de fogo. Já o material foi encaminhado para a delegacia para a realização do termo de apresentação e apreensão.

Legislação

Conforme estabelecido na Resolução nº 461/2018 da (ANAC) o embarque de passageiro portando arma de fogo a bordo de aeronaves deve se restringir aos agentes públicos que, cumulativamente, possuam porte de arma por razão de ofício e necessitem comprovadamente ter acesso a arma no período compreendido entre o momento do ingresso na sala de embarque no aeródromo de origem e a chegada à área de desembarque no aeródromo de destino.

A Polícia Federal tem como responsabilidade controlar e autorizar o embarque de passageiro armado e o despacho de arma de fogo e munições em aeronaves civis. Todos os passageiros que desejam embarcar armado em aeronaves civis devem preencher previamente a respectiva guia num sistema a apresentá-la à PF.

Leia também:

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara/SP cobrindo o esporte local. Também conta com passagem como colunista no Portal do Andreoli e fez participações especiais na Record News, Rádio CBN, EPTV e RedeTV!ES. Atualmente também atua na área de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) como estagiário.

Veja outras histórias

Governo do Japão revela plano para que o país volte a...

0
O governo do Japão revelou um plano para colaborar com o setor privado na criação de uma aeronave de passageiros de próxima geração.