Homem é flagrado tentando entrar em avião com 1.290 fogos de artifício na mala

As vitórias da vida estão aí para serem celebradas e quem não gosta de comemorar uma data especial com a beleza dos fogos de artifício? Mas um homem de 36 anos queria realmente levar a sua festa a outro patamar e tentou embarcar em um voo com nada menos do que 1.290 artefatos pirotécnicos em sua mala de mão.

É obvio que o intento não deu certo e a Transportation Security Administration (TSA) dos Estados Unidos barrou o cidadão quando ele tentou passar pelo Raio-X do aeroporto de Orlando. A própria entidade usou seu Twitter para compartilhar uma foto dos objetos que estavam em posse do passageiro, dando ênfase que qualquer produto inflamável ou explosivo não tem vez dentro de aeronaves.

Como resultado, o homem acabou seguindo seu rumo à Chicago, mas sem essa parte de sua comemoração.

Fogos de Artifício

Assim como nos Estados Unidos, no Brasil e na maior parte dos países do mundo é terminantemente proibido transportar fogos de artifícios, seja em em bagagens de mão ou mala despachada, ou junto ao corpo, em voos domésticos e internacionais. Na época da Copa do Mundo e da Olimpíada, a ANAC fez uma série de divulgações a respeito, já que esportes e fogos de artifício combinam como “corda e caçamba”.

De acordo com o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil – RBAC 175, esse item é classificado como perigoso para as operações aéreas. Com a pressão atmosférica, eles podem acidentalmente ser ativados. Uma simples turbulência, por exemplo, pode causar a ignição desses fogos de artifício durante o voo. O regulamento brasileiro proíbe até mesmo os menores dispositivos. Infrações à norma podem culminar em responsabilização no âmbito penal.

Ou seja, para evitar infortúnios, é melhor controlar a ansiedade e comprar os artefatos pirotécnicos quando chegar ao destino.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias