Início Acidentes e Incidentes

Homem entra em aeroporto regional e rouba um avião para poder ir à praia na Califórnia

Um incidente incomum aconteceu no aeroporto de Palo Alto, na Califórnia, onde um homem roubou um avião pequeno e o pousou numa praia da região. O suspeito, um homem de 50 anos da Flórida, entrou ilegalmente no aeroporto local, dedicado à aviação geral e recreativa. Uma vez dentro do aeroporto, roubou um American Champion Citabria Adventura, modelo do ano 2000, com registro N446AC.

Sem comunicar a torre de controle e com o transponder desligado, o homem decolou sem permissão numa das áreas mais congestionadas dos Estados Unidos, ao sul de São Francisco, informou a mídia local.

Contudo, o voo ilegal teve curta duração, já que o homem pousou o avião na Praia de Poplar, na cidade de Half Moon Bay, a apenas 30 quilômetros em linha reta do aeroporto de onde decolou. O pouso parece ter sido bem feito, mas, por causa da areia da praia, o avião acabou atingindo o solo com a parte dianteira, sofrendo danos.

O piloto não sofreu ferimentos e foi preso pelo gabinete do xerife do condado de San Mateo. Por enquanto, o suspeito foi acusado apenas de roubo de avião, mas pode enfrentar muito mais acusações que possivelmente resultariam em um longo tempo de prisão.

Os possíveis delitos que ele poderia ter cometido, além do próprio roubo do avião, incluem invasão de propriedade privada, várias infrações contra a segurança do tráfego aéreo e danos à propriedade privada devido aos danos causados ao avião durante o pouso.

Agora, o gabinete do xerife, que compartilhou as fotos, está trabalhando em conjunto com a polícia de Palo Alto para determinar as causas do incidente antes de proceder à acusação formal do sujeito.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile