Início Empresas Aéreas

Homem que jogou moedas de boa sorte no motor do avião é multado em US$17 mil

Um passageiro que jogou moedas no motor do avião em que voaria, para que houvesse boa sorte durante a jornada aérea, foi condenado a pagar multa após processo aberto pela companhia.

Motor Avião Airbus A320 Lucky Air
Imagem: Fred [CC]

O homem de 28 anos de idade, no sudeste da China, foi condenado a pagar 120.000 yuanes (17.200 dólares) pelos danos financeiros causados à empresa Lucky Air em fevereiro do ano passado.

O Tribunal Popular do Distrito de Yixiu proferiu a ordem em julho, mas ela só foi divulgada recentemente, quando o tribunal divulgou a decisão on-line.

Sorte

Lu Chao, que entrava em um avião pela primeira vez, admitiu ter jogado as moedas no motor para dar sorte ao embarcar em 17 de fevereiro. O voo foi cancelado depois que a equipe da companhia aérea encontrou duas moedas de 1 yuan no chão perto de um dos motores do avião.

Todos os viajantes tiveram que deixar o avião e ele foi mantido em solo enquanto passava por verificações de segurança. A Lucky Air precisou providenciar acomodações para os passageiros retidos e voos de substituição como resultado do incidente, e sofreu perdas de mais de 123.000 yuanes.

Enquanto isso, Lu foi levado pela polícia e detido por 10 dias sob a acusação de perturbar a ordem pública.

Processo

A Lucky Air entrou com uma ação civil contra Lu em maio, exigindo compensação por suas perdas. Lu, que foi representado por seu irmão no tribunal, argumentou que os custos de manutenção da companhia aérea eram muito altos e que a Lucky Air deveria ter feito um anúncio público antes do embarque para lembrar aos passageiros que eles não deveriam jogar moedas em aviões.

Lu disse que não tinha condições de cobrir as perdas da companhia aérea, de acordo com os documentos judiciais, mas o tribunal decidiu que ele deveria compensar a Lucky Air por completo.

O tribunal apenas deu uma redução de 50% nos custos de Lu relativos ao próprio tribunal, reduzindo o valor para 459 yuanes.

Está na moda

Houve um número de incidentes semelhantes nos aeroportos da China nos últimos anos, e foi o segundo processo judicial conhecido que envolveu um passageiro “sortudo”.

Um homem que jogou moedas no motor ao embarcar em um voo em julho de 2017 foi processado pela transportadora Shenzhen Airlines. A companhia aérea estava buscando 70.000 yuanes em compensação, e o homem acabou concordando em pagar 50.000 yuanes para resolver o caso.

Tais incidentes levaram o Aeroporto Internacional Sanya Phoenix, na ilha tropical de Hainan, a instalar um aviso avisando os passageiros para não jogar moedas em aviões. O aviso – que dizia que jogar moedas em um avião era contra a lei e prejudicaria os pedidos de proteção – foi exibido em uma tela localizada antes da área de verificação de segurança, mas algum tempo depois o aeroporto removeu a mensagem.

Em um caso em setembro passado, uma estudante de medicina que jogou moedas no pátio ao desembarcar de um avião foi multada em 200 yuans. A mulher de 23 anos disse que fez isso para dar boa sorte ao bebê de seu primo depois que a criança adoeceu durante o voo.

Houve também uma ocorrência em maio, quando uma idosa foi filmada jogando moedas em direção ao motor do avião em que embarcaria, veja na matéria a seguir ou clicando neste link.

Sair da versão mobile