Homem puxa a arma para outros passageiros a bordo de voo para proteger os pilotos

Um suposto Air Marshal (agente armado de segurança de voo) sacou sua arma para um grupo de passageiros depois que eles supostamente tentaram entrar na cabine de comando para “falar com o piloto”. O vídeo apareceu apenas agora na internet, mas o incidente teria ocorrido há vários meses. As circunstâncias do que aconteceu ainda não foram divulgadas.

O que se sabe até o momento é que a briga aconteceu a bordo de um avião operado pela Jordan Aviation, isso porque a própria empresa se manifestou no Twitter, informando que o caso ocorreu “há vários meses”. Além disso, é conhecido que a maioria das companhias aéreas jordanianas tem um oficial armado em serviços internacionais. Tal prática também é comum em voos aleatórios de empresas aéreas dos EUA desde o 11 de setembro e em empresas de Israel.

Na Jordânia, prática de manter homens armados a bordo teve como origem os sequestros impetrados pela Frente Popular para a Libertação da Palestina, que na década de 1970 fez cativas tripulações e passageiros de cinco aeronaves pertencentes às extintas Pan Am, TWA, Swissair e BOAC.

De acordo com relatos, no caso do vídeo acima, o avião foi forçado a desviar de seu destino pretendido na Nigéria, pousando em uma cidade diferente. Os passageiros a bordo da aeronave queriam falar com o comandante por algum motivo não esclarecido, mas foram impedidos.

“Os passageiros tentaram chegar ao cockpit para falar com o comandante do voo, o que é proibido por lei, mas os seguranças da Unidade de Segurança e Proteção que acompanhavam o voo o impediram de chegar ao cockpit”, continuou o comunicado da Jordan Aviation. A companhia aérea ainda ameaçou processar quem espalhar rumores falsos sobre o incidente.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aviões perdem pedaço da ponta da asa em colisão no solo...

0
No dia 27 de março, um Airbus A320neo da IndiGo colidiu com um Boeing 737 da Air India Express no Aeroporto Internacional Netaji Subhas