Homem se complica ao ser pego no aeroporto com arma e munição escondidos em pote de doce

Um passageiro acabou detido depois que a segurança do aeroporto JFK, em Nova Iorque, encontrou uma arma semiautomática e um pente de balas mergulhados em dois potes de manteiga de amendoim. O incidente ocorreu na quinta-feira (22), quando oficiais realizavam triagem de raios-x de rotina na bagagem despachada de passageiros.

A Administração de Segurança dos Transportes dos EUA (TSA) relatou que o caso é importante, pois, mesmo que que passageiros sejam autorizados a despachar armas de fogo, desde que atendidos certos requisitos, o fato do homem esconder o objeto em potes de doce pode indicar outro crime, o de contrabando de arma para um país onde a entrada seria ilegal ou mais controlada.

A apreensão se deu no Terminal 8 do JFK, usado para diversos voos internacionais da American Airlines, British Airways, Finnair, Cathay Pacific, China Southern e Ethiopian Airlines. Não foi revelado em qual voo o passageiro embarcaria.

“As partes da arma foram habilmente escondidas em dois potes cremosos de manteiga de amendoim, mas certamente não havia nada de bom na maneira como o homem tentou contrabandear sua arma”, comentou John Essig, diretor de segurança federal da TSA para o aeroporto JFK.

Para portar uma arma de fogo em um voo doméstico, os passageiros devem possuir uma permissão e garantir que a arma de fogo esteja devidamente embalada em um estojo rígido fechado. As armas de fogo devem ser declaradas à companhia aérea. Transportar uma arma de fogo em um voo internacional é muito mais complicado e bastante incomum.

Este ano, a TSA reportou um recorde m encontrar armas de fogo com passageiros em seus postos de controle do aeroporto. Em 16 de dezembro, a TSA disse ter encontrado 6.301 armas de fogo na bagagem de mão do passageiro, violando as regras federais que proíbem armas na cabine de passageiros do avião. Mais de 88% das armas de fogo descobertas pelos oficiais da TSA estavam carregadas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias