Homenagem a Don Bateman, criador do GPWS: a vida do homem que salvou milhares

Imagem: Smithsonian

Em 21 de maio, aos 91 anos, morreu Donald Bateman, um engenheiro eletricista canadense nascido em 8 de março de 1932, em Saskatchewan, famoso por ter liderado a criação do Sistema de Alerta de Proximidade do Solo (GPWS), que salvou milhares de vidas. Bill Vos, da Flight Safety Foundation, disse certa vez: “Don Bateman provavelmente salvou mais vidas do que qualquer outro na história da aviação.”

Bateman começou sua carreira na Sundstrand Corporation (mais tarde Honeywell) depois de se formar em engenharia elétrica pela Universidade de Saskatchewan. Ele passou a maior parte de sua carreira como Engenheiro Chefe de Aviônicos de Segurança de Voo na Honeywell, onde desenvolveu sistemas de aviônicos de voo inovadores e econômicos.

O GPWS, sua realização mais significativa, foi inventado no final dos anos 1960. Atualmente, os Estados Unidos exigem que o GPWS seja instalado em jatos com seis ou mais passageiros. Essa tecnologia gerou bilhões de dólares para a Honeywell, empresa da qual se aposentou em 2016, informou o Aviacionline.

Bateman detinha mais de 40 patentes americanas e 80 estrangeiras em sistemas de prevenção de terreno de aeronaves, monitores heads-up, sistemas automáticos de controle de aceleração e velocidade, sistemas de alerta de entrada de estol, sistemas automáticos de controle de voo de aeronaves e sistemas de peso e equilíbrio. Mas foi o sistema GPWS que lhe deu reconhecimento mundial.

Com sua equipe de engenheiros da Honeywell, Bateman inventou o GPWS original e posteriormente aprimorou esses dispositivos. A cada cinco anos, sua equipe “criava um novo modelo, não porque a tecnologia tivesse melhorado, mas porque sabíamos que poderíamos melhorá-la”.

Esses avanços levaram à criação do Enhanced Ground Proximity Warning System (EGPWS), que incorpora GPS em sua análise de terreno, permitindo prever a trajetória da aeronave e o terreno à frente por vários quilômetros. Também se concentra em tornar os pousos e decolagens mais seguros, que são os aspectos mais perigosos do voo.

Bateman foi reconhecido por suas contribuições com vários prêmios, incluindo sua introdução no National Inventors Hall of Fame (2005), o Industrial Research Institute Achievement Award (2001), o GAPAN Cumberbatch Trophy por uma contribuição pessoal Award for Improving International Aviation Safety (1996 ), a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação (2010) e o prêmio Philip J. Klass Lifetime Achievement da revista Aviation Week & Space Technology (2013).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Vídeos mostram momento de colisão de dois helicópteros em voo, que...

0
Gravações feitas nesta terça-feia, 23 de abril, mostram o momento em que dois helicópteros militares colidiram em voo durante um