Início Acidentes e Incidentes

Homens armados rendem segurança, roubam avião, mas acabam caindo logo após a decolagem

Modelo que teria sido roubado

Uma aeronave foi roubada e posteriormente caiu em Belize, causando a morte dos dois ocupantes a bordo. Segundo a imprensa local, o avião que supostamente pertencia à companhia aérea Maya Island Air e foi levado do Aeroporto de Placencia.

O aeroporto foi invadido durante a madrugada do dia 16 de outubro de 2023 por homens armados, os quais amarraram um segurança presente no local. Posteriormente, dois homens decolaram com a aeronave antes de ocorrer a queda.

Ao que tudo indica, a aeronave pode ter colidido com um poste de iluminação antes de cair. Quando as equipes de emergência chegaram no local, a aeronave estava em chamas, o que resultou na morte do piloto e do outro ocupante.

Nigel Carter, diretor do Departamento de Aviação Civil de Belize, afirmou que o ocorrido não se tratava de um voo comercial ou de aviação civil regular, e que a polícia foi acionada logo após o incidente para investigar o caso.

Hilberto Romero, comandante regional da Polícia de Belize, relatou que a investigação revelou que quatro homens armados abordaram e amarraram um segurança que trabalhava na pista de pouso, e logo após ouviram o som da aeronave sendo ligada. Pouco depois, escutaram uma explosão e um grande estrondo.

Após o ocorrido, Carter reforçou que existem alguns acordos entre o Departamento de Aviação Civil e a polícia de Belize para auxiliar em situações fora do horário regular de operações. Ainda não há mais detalhes sobre o caso e a polícia continuará com as investigações para descobrir os responsáveis pelo roubo e queda da aeronave.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile