Início Aeroportos

‘Hub do Mundo’, Aeroporto de Dubai reporta 70% de queda em 2020, mas destaca retomada

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: Aeroporto Internacional de Dubai

O Aeroporto Internacional de Dubai, também conhecido por seu código DXB, tornou-se um ponto de referência mundial nas últimas décadas em decorrência do modelo de negócios de sua principal operadora, a companhia aérea Emirates.

Com uma enorme frota de grandes aviões Boeing 777 e Airbus A380, a empresa aproveitou a localização de Dubai no “centro do mundo” para criar conexões que permitem a pessoas de qualquer país chegar a quase todo lugar do planeta com uma única escala nos Emirados Árabes Unidos.

Com isso, o DXB virou uma espécie de “hub do mundo”, mas, por se localizar em um país bastante pequeno, sem voos domésticos o aeroporto tem praticamente 100% de seu movimento composto por voos internacionais, o que virou uma desvantagem em meio ao fechamento mundial de fronteiras devido à Covid-19.

O resultado, apresentado oficialmente nesta semana, foi um 2020 bastante crítico, com forte queda no número de passageiros, porém, segundo o próprio aeroporto, com passos positivos em direção à recuperação após um ano desafiador.

Com um total de 25,9 milhões de clientes viajando pelo aeroporto em 2020, a redução foi de 70% em relação aos 86,3 milhões de 2019. Mas os números mostraram um segundo semestre positivo, com dezembro superando as expectativas da indústria com 2,19 milhões de clientes.

Os dados de fechamento mostraram uma recuperação notável em muitas áreas, especialmente no retorno aos serviços nos mercados globais graças à força das operações da Emirates e da flydubai, e à confiança demonstrada pelas companhias aéreas internacionais voltando à região.

Paul Griffiths, CEO da Dubai Airports, comentou:

“No ano passado, testemunhamos as circunstâncias mais difíceis que a indústria de viagens já enfrentou. O impacto da pandemia da Covid-19 foi sentido não apenas em nosso setor, mas em todo o mundo. Esses números de tráfego de passageiros de DXB refletem esse ambiente de teste, mas também vêm com um elemento de esperança e confiança.

Uma parte integrante da recuperação da indústria de viagens e turismo é reconstruir a confiança dos viajantes, e uma maneira de fazer isso é por meio de um programa de vacinação, semelhante ao que está sendo realizado atualmente pelo governo dos Emirados Árabes Unidos.

Isso, junto com a tecnologia que permitirá viagens contínuas e sem contato, mais uma vez incentivará mais pessoas a embarcarem em um avião. Além disso, transformamos nossas operações de carga em DXB e no novo aeroporto DWC. Como um centro intercontinental, estamos bem posicionados para apoiar a distribuição de vacinas dos países que as fabricam, para o mundo.

Olhando para o futuro, estamos confiantes em uma perspectiva estável, mas otimista. Estamos monitorando constantemente as futuras programações e reservas, trabalhando com as companhias aéreas em seus planos de retorno a DXB e novas rotas a serem introduzidas. Isso nos permitirá garantir que temos capacidade operacional disponível para dar suporte à medida que a recuperação ganha ritmo.”

Principais fatos e números

DXB deu as boas-vindas a um total de 25,9 milhões de passageiros durante todo o ano de 2020 (-70%).

Durante o primeiro trimestre de 2020, DXB viu 17,8 milhões de clientes (-20%) viajarem pelo aeroporto. Isso diminuiu significativamente durante o segundo trimestre devido aos eventos que se seguiram em todo o mundo.

Pela primeira vez nos 60 anos de história do aeroporto mais movimentado do mundo em termos de tráfego internacional, o mês de abril viu os voos comerciais pararem quase por completo, conforme orientação do governo dos Emirados Árabes Unidos.

Nos meses seguintes, cerca de 4.100 voos especialmente organizados e de repatriação de DXB e DWC permitiram que mais de 500.000 viajantes retornassem aos seus países de origem.

Em 23 de junho de 2020, o espaço aéreo dos Emirados Árabes Unidos foi oficialmente reaberto pelas autoridades e viagens para Dubai para turismo foram permitidas a partir de 7 de julho de 2020.

Essas mudanças regulatórias tiveram um impacto positivo sobre os movimentos dos voos e o número de passageiros aumentou significativamente, até o final do ano. O tráfego médio de clientes no terceiro e quarto trimestre atingiu um pico de 1,3 milhão.

Recuperação

De uma perspectiva de mercado e destino, a recuperação é forte. Existem agora 142 destinos (61% de recuperação) servidos de DXB em 80 mercados (85% de recuperação) em 56 companhias aéreas (75% de recuperação).

Houve algum crescimento por meio das alianças governamentais feitas na última parte do ano, permitindo voos de e para Israel.

A Índia manteve sua posição como o principal país de destino de DXB em número de passageiros, com o tráfego em 2020 atingindo 4,3 milhões, seguido pelo Reino Unido com 1,89 milhões de clientes e o Paquistão em terceiro com 1,86 milhões de clientes. Outro país de destino de destaque é a Arábia Saudita com 1,45 milhão de clientes em 2020.

As três principais cidades foram Londres (1,15 milhão de clientes), Mumbai (772 mil clientes) e Nova Delhi com 722 mil clientes.

Imagem: Aeroporto Internacional de Dubai

Os voos

DXB movimentou 49.603 voos durante o quarto trimestre (-49,8%) elevando os movimentos de voos anuais para 183.993 (-51,4%), enquanto o número médio de clientes por voo diminuiu para 188, -20,3% ao ano.

Carga

DXB movimentou 571.718 toneladas de carga no quarto trimestre (-13,3%) com o volume de frete aéreo anual chegando a 1.932.022 toneladas (-23,2%) durante 2020.

Informações do Aeroporto Internacional de Dubai

Sair da versão mobile