A Israel Aerospace Industries (IAI) anuncia hoje, 4 de outubro, em parceria com a gigante Avolon de arrendamento (leasing) de aviões, que converterá aeronaves Airbus A330-300 da configuração de transporte de passageiros para cargueiros.
Tradicional conversora de jatos de fabricação da Boeing, oferecendo as transformações para os modelos 737-700, 737-800, 767-200, 767-300, 747-400 e a mais recente opção 777-300, a IAI destacou que “a hora de converter Airbus chegou!”.
IAI is doing it again – the time to convert @Airbus ✈️ has arrived!
— Israel Aerospace Industries (@ILAerospaceIAI) October 4, 2021
For the first time ever, IAI will convert A330-300 aircraft from 💺 to 📦. Between 2025-2028, 3️⃣0️⃣ jets will be converted for @Avolon_aero.
IAI – leading the air cargo industry higher every day ☀️ pic.twitter.com/wcxZpBLI7n
Como parte do acordo com a Avolon, a IAI converterá 30 jatos Airbus A330-300 da configuração de passageiros para carga entre 2025 e 2028. A assinatura do acordo com a empresa de leasing, o primeiro cliente da israelense para conversões de carga deste modelo de aeronave, segue o cenário de altos lucros do segmento em 2021 e a duplicação projetada do tráfego de aeronaves de carga nos próximos 20 anos devido ao aumento do comércio eletrônico.
A Avolon é a terceira maior empresa de leasing de aeronaves do mundo, com uma frota de 837 aeronaves, segundo dados de junho de 2021. Além de ser o primeiro cliente para conversões deste modelo na IAI, a Avolon participará integralmente do processo de conversão e obtenção da certificação operacional da aeronave.
As aeronaves A330-300 cargueiras, versão que não existe originalmente de fabricação da Airbus, proporcionarão uma solução competitiva e avançada para empresas de carga e comércio que buscam expandir e melhorar sua frota de jatos de carga de corpo largo.
Segundo a IAI, o modelo convertido oferecerá a capacidade de volume de carga de 61 toneladas com até 27 posições de palete no convés principal, uma a mais que modelos concorrentes, e melhorará a capacidade de carregamento de carga devido a uma localização exclusiva da porta de carga.
O Presidente e CEO da IAI, Boaz Levy, disse:
“Pela segunda vez nos últimos anos, o Grupo de Aviação da IAI está fazendo história. Apenas dois anos atrás, anunciamos que seremos os primeiros no mundo a realizar uma conversão de passageiro em cargueiro no Boeing 777-300ER, e hoje estamos anunciando que realizaremos nossa primeira conversão de carga para a aeronave Airbus A330-300.
“A IAI provou repetidamente sua posição de liderança global como a potência de conversões de carga. Sou grato aos nossos parceiros da Avolon por acreditarem em nossas habilidades.”
O CEO da Avolon, Dómhnal Slattery, comentou:
“Identificamos a IAI como um líder global de longa data no negócio de conversão de aeronaves e o parceiro certo para a Avolon capitalizar sobre o crescimento sem paralelo no e-commerce. O mercado global de frete aéreo movimenta hoje mais de US$ 150 bilhões anuais e o setor está se transformando, com previsão de duplicação do tráfego aéreo nos próximos 20 anos.
“Esta parceria com a IAI sinaliza a intenção da Avolon de ser uma empresa líder na expansão da indústria de aeronaves de carga. Acreditamos que o A330-300P2F da IAI será o cargueiro de fuselagem larga preferido nesta década e nas próximas, substituindo aeronaves em aposentadoria e fornecendo a capacidade de volume necessária para atender às necessidades do mercado.”
Com informações da IAI e da Avolon