IATA ajudará o Azerbaijão a desenvolver uma estratégia nacional de espaço aéreo

Torre de controle de tráfego aéreo – Imagem meramente ilustrativa

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) informou que a AZANS – Provedor de Serviços de Navegação Aérea do Azerbaijão – concordou em desenvolver e implementar uma Estratégia Nacional de Espaço Aéreo (NAS) para o país.

A AZANS e a IATA fortalecerão sua cooperação existente para esta iniciativa, que visa oferecer benefícios ao público que viaja, ao mesmo tempo em que apoia o crescimento econômico nacional e a competitividade do setor de aviação do Azerbaijão e as metas globais de sustentabilidade do transporte aéreo.

A demanda de passageiros por transporte aéreo no Azerbaijão deve aumentar cerca de 80% nas próximas duas décadas. Os movimentos de tráfego aéreo também devem crescer rapidamente. O Azerbaijão tem visto um crescimento particular no tráfego que não está mais usando o espaço aéreo russo. Atender a essa demanda, ao mesmo tempo em que garante segurança, gerencia custos e reduz emissões de CO2 e atrasos, exige que o Azerbaijão modernize ainda mais seu espaço aéreo e sua rede de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM).

Os principais aspectos da estratégia abrangem a liderança e uma abordagem colaborativa das partes interessadas, gestão do espaço aéreo e modernização técnica do sistema ATM. A AZANS e a IATA comprometeram-se a trabalhar em conjunto e com todas as partes interessadas da aviação, incluindo o governo e as autoridades reguladoras, para entregar e implementar o NAS.

“É encorajador ver a recuperação do tráfego aéreo em todo o mundo – e o tráfego no espaço aéreo do Azerbaijão cresceu de forma particularmente forte. No ano passado, superamos com sucesso os níveis pré-COVID. Mas o principal desafio que enfrentamos é a previsão de crescimento significativo que está por vir. Como parte da rede global de aviação, a AZANS está se preparando para atender a essa demanda de forma eficaz, cumprir nossos requisitos internacionais e construir uma forte indústria de aviação sustentável do futuro com o total envolvimento das partes interessadas. Temos o prazer de contar com o apoio profissional da IATA para alcançarmos juntos esse objetivo desafiador e importante”, disse Farhan Guliyev, diretor do Departamento de Tráfego Aéreo da AZANS.

“O Azerbaijão é uma economia em crescimento que também ocupa uma posição geográfica importante. Pode esperar lidar com quantidades crescentes de tráfego nos próximos anos e tem um papel importante no aumento da capacidade e eficiência do tráfego transcontinental. A aviação está empenhada em alcançar a rede zero emissões de CO2 até 2050 e as eficiências do espaço aéreo podem desempenhar um papel significativo nisso. O compromisso de construir uma Estratégia Nacional do Espaço Aéreo é um sinal concreto de que o Azerbaijão está cumprindo um papel de liderança estratégica. Parabenizamos a AZANS por sua visão e esperamos trabalhar com eles para tornar a modernização do espaço aéreo um sucesso”, disse Rafael Schvartzman, vice-presidente regional da IATA para a Europa.

A Estratégia Nacional do Espaço Aéreo do Azerbaijão irá:

– Fornecer o mandato geral em nível estadual para investimentos de longo prazo no sistema de espaço aéreo como parte fundamental da infraestrutura de transporte do país;

– Alinhar os investimentos em espaço aéreo da indústria a um escopo e sequência que acelerem a implementação e maximizem os benefícios para companhias aéreas e passageiros;

– Explicar, às partes interessadas afetadas pelas mudanças no espaço aéreo, por que o espaço aéreo está sendo modernizado e como eles serão engajados;

– Criar uma estrutura de governança forte que forneça ao Estado, à indústria e ao regulador os meios para rastrear e impulsionar a implantação do NAS localmente.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias