A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) demonstrou apoio à decisão da Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) de manter as condições de pagamento em moeda local para o fornecimento de combustível de aviação na Bolívia.
A decisão foi confirmada durante uma reunião com representantes da IATA, YPFB e a Direção Geral de Aeronáutica Civil do país. Essa medida é vista como um passo significativo para garantir a continuidade e estabilidade do fornecimento de combustível de aviação, essencial para o transporte aéreo no país.
A IATA reitera seu compromisso de colaboração com o governo boliviano, visando promover o desenvolvimento e a conectividade do setor aéreo, além de implementar medidas que assegurem a sustentabilidade deste meio de transporte essencial para a população boliviana.
A decisão de manter as condições de pagamento visa, entre outras coisas, facilitar a operação das companhias aéreas no país, permitindo uma gestão financeira mais previsível e transparente, ao mesmo tempo que foi saudada pela IATA como um desenvolvimento positivo nas relações entre o setor aéreo e o governo boliviano.
A Bolívia enfrenta um problema de escassez de divisas, fazendo com que empresas aéreas estrangeiras não consigam repatriar receitas e que afeta o pagamento em dólar. Segundo a IATA, tal cenário já afeta a estrutura da aviação e do turismo bolivianos.