IATA cria a Organização de Descarbonização da Aviação Civil para gerir a oferta de SAF mundo afora

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) anunciou a criação da Organização de Descarbonização da Aviação Civil (CADO), que será responsável pela administração do Registro de Combustível de Aviação Sustentável (SAF), desenvolvido pela IATA, assim que for lançado.

Marie Owens Thomsen, vice-presidente sênior de sustentabilidade e economista-chefe da IATA, explicou que “a CADO impulsionará o lançamento do Registro SAF. Seu objetivo é gerenciar o registro como uma entidade independente da IATA, adotando uma abordagem aberta e global que favorece a análise necessária para gerar confiança entre todos os grupos de interesse. Na verdade, a porta está aberta para qualquer grupo envolvido na cadeia de valor do SAF, incluindo governos, para se juntar à organização”.

Essa abordagem inclusiva também visa promover a harmonização dos princípios operacionais de todos os registros de SAF.

O Registro SAF é considerado um componente crítico da infraestrutura de mercado, essencial para a construção de um mercado global, transparente e eficiente para o SAF. Willie Walsh, diretor geral da IATA, afirmou que “o compromisso do setor em construir o Registro e criar a CADO para gerenciá-lo deve inspirar governos, produtores de combustíveis fósseis e investidores a se envolverem no mercado de SAF com dedicação. Nosso objetivo em comum é aumentar a produção de combustível sustentável, e a estrutura que estamos implementando com a CADO é um passo importante para avançar na descarbonização”.

A CADO será uma organização sem fins lucrativos com sede em Montreal, Canadá. A IATA é um membro fundador da CADO e continuará a contribuir com suporte técnico e operacional. A adesão à CADO estará aberta a:

– Organizações que operam ou contribuem diretamente para a cadeia de valor do SAF, ou que representam associações ou grupos de participantes nesta cadeia.

– Estados ou organizações quase estatais com interesse direto nas operações e benefícios do Registro SAF.

– Grupos de interesse que se beneficiam indiretamente do SAF implementado no sistema de aviação.

A IATA está desenvolvendo o Registro SAF, que será lançado em breve, como um sistema global para registrar transações de SAF de forma padronizada e transparente. Este sistema garantirá que os benefícios ambientais do SAF possam ser rastreados ao longo da cadeia de valor e permitirá que empresas aéreas e clientes corporativos reivindiquem esses benefícios em relação a obrigações regulatórias e esquemas voluntários.

O Registro SAF ajudará a resolver o problema do fornecimento limitado de SAF – que é extremamente escasso e disponível apenas em alguns locais do mundo – conectando companhias aéreas a produtores e fornecedores de SAF, independentemente da localização geográfica. Além disso, o sistema permitirá que clientes corporativos das empresas aéreas acessem reduções de emissões no setor, capitalizando a capacidade das companhias de cofinanciar os custos da descarbonização.

A participação no Registro SAF será gratuita até abril de 2027, e após esse prazo, será operada com base em recuperação de custos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias