Início Mercado

IATA divulga análise mostrando que casos de passageiros indisciplinados estão em tendência de alta

Foto de potowizard via Deposit Photos

ISTAMBUL, IATA AGM – A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) divulgou uma nova análise mostrando que os incidentes de passageiros indisciplinados relatados aumentaram em 2022 em comparação com 2021. A IATA pediu que mais estados assumissem a autoridade necessária para processar passageiros sob o Protocolo de Montreal de 2014.

Os números mais recentes mostram que houve um incidente de passageiro indisciplinado relatado para cada 568 voos em 2022, acima de um para cada 835 voos em 2021. As categorizações mais comuns de incidentes em 2022 foram não conformidade, abuso verbal e intoxicação. Os incidentes de abuso físico continuam raros, mas tiveram um aumento alarmante de 61% em relação a 2021, ocorrendo uma vez a cada 17.200 voos.

A tendência crescente de incidentes indisciplinados com passageiros é preocupante. Os passageiros e a tripulação têm direito a uma experiência segura e sem complicações a bordo. Para isso, os passageiros devem cumprir as instruções da tripulação. Embora nossas tripulações profissionais sejam bem treinadas para lidar com situações de passageiros indisciplinados, é inaceitável que as regras em vigor para a segurança de todos sejam desobedecidas por uma minoria pequena, mas persistente de passageiros. Não há desculpa para não seguir as instruções da tripulação”, disse Conrad Clifford, vice-diretor geral da IATA.

Embora os incidentes de não conformidade inicialmente tenham diminuído após a remoção dos mandatos de máscara na maioria dos voos, a frequência voltou a aumentar ao longo de 2022 e terminou o ano cerca de 37% acima de 2021. Os exemplos mais comuns de não conformidade foram:

• Fumar cigarros, e-cigarros, vapes e dispositivos de sopro na cabine ou banheiros
• Deixar de apertar os cintos de segurança quando instruído
• Exceder a franquia de bagagem de mão ou deixar de armazenar bagagem quando necessário
• Consumo de álcool próprio a bordo

Estratégia de dois pilares: Uma estratégia de dois pilares está em vigor para a necessária abordagem de tolerância zero ao comportamento indisciplinado.

1 – Regulamentação: Garantir que os governos tenham a autoridade legal necessária para processar passageiros indisciplinados, independentemente de seu estado de origem, e ter uma série de medidas de fiscalização que reflitam a gravidade do incidente. Tais poderes existem no Protocolo de Montreal 2014 (MP14), e a IATA está instando todos os estados a ratificá-lo o mais rápido possível. Até o momento, cerca de 45 nações que compreendem 33% do tráfego internacional de passageiros ratificaram a MP14.

2 – Orientação para prevenir e reduzir incidentes: Prevenir incidentes por meio da colaboração com parceiros da indústria no local (como aeroportos, bares e restaurantes e lojas duty-free), incluindo, por exemplo, campanhas de conscientização sobre as consequências do comportamento indisciplinado. Além disso, compartilhar as melhores práticas, incluindo treinamento, para que a tripulação diminua os incidentes quando eles ocorrerem.

Um novo documento de orientação foi publicado no início de 2022, reunindo as melhores práticas para companhias aéreas e fornecendo soluções práticas aos governos sobre conscientização pública, multas pontuais e correção de lacunas de jurisdição.

Informações da IATA

Todas as novidades e notícias da IATA AGM 2023, que ocorre de 4 a 6 de junho, em Istambul, podem ser consultadas neste link.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile