IATA lança a ‘CO2 Connect’, uma calculadora para a aviação diferente de tudo que já se viu

Markus Ruediger, Michael Scheneider, Frederic Leger e Sebastian Mikosz, durante o briefing de apresentação da CO2 Connect

Doha – A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) apresentou neste domingo, 19 de junho, no primeiro dia da 78ª Assembleia Geral Anual (AGM), a IATA CO2 Connect, uma ferramenta online que fornece os cálculos de emissão de CO2 mais precisos para qualquer voo comercial de passageiros.

A IATA CO2 Connect responde à crescente demanda por transparência de dados de CO2 vinculada a informações de consumo de combustível e taxas de ocupação específicas e reais das companhias aéreas, entre outros aspectos listados abaixo. Isso a afasta dos modelos de dados teóricos que já existem no mercado hoje, tornado-a uma solução diferente de tudo que já se viu.

A IATA CO2 Connect está disponível para empresas dentro e fora da cadeia de valor de viagens, como empresas de gerenciamento de viagens (TMCs), agências de viagens, companhias aéreas ou corporações multinacionais. Estas podem acessar os dados relevantes de emissões de CO2 e integrá-los de maneira personalizada em suas ferramentas de reserva de voos existentes. Os gerentes de viagens ou viajantes podem ver facilmente as emissões de CO2 por rota. A ferramenta também permite a consolidação de dados para fins de relatório.

A IATA CO2 Connect utiliza a recém-desenvolvida Metodologia de Cálculo de CO2, adotada pela IATA’s Passenger Service Conference em março deste ano. Isso foi concebido por parceiros líderes de 20 companhias aéreas e grandes fabricantes de aeronaves, em consulta com organismos internacionais de definição de padrões e provedores de serviços de logística.

A American Express Global Business Travel (Amex GBT), a principal plataforma de viagens B2B do mundo, é a parceira de lançamento da CO2 Connect da IATA. A empresa de gerenciamento de viagens (TMC), que administra mais de US$ 40 bilhões em vendas de viagens anualmente, se compromete a fornecer a seus clientes os dados de emissões de voos mais precisos e confiáveis, permitindo que os viajantes tomem decisões de reserva mais bem informadas.

As empresas interessadas em acessar a IATA CO2 Connect podem integrar os dados em soluções de gerenciamento de viagens existentes por meio da interface de programação de aplicativos (API) ou tecnologia/formato de arquivo simples.

Em contraste com muitas calculadoras de CO2 existentes, o IATA CO2 Connect usa dados primários de companhias aéreas, algo não feito com tamanha profundidade pelas outras metodologias existentes. As emissões são calculadas com a primeira Metodologia de Cálculo de CO2 de passageiros desenvolvida pela indústria, que leva em consideração:

– Orientação sobre medição de combustível, alinhada com o Esquema de Compensação e Redução de Carbono para Aviação Internacional (CORSIA);

– Escopo claramente definido para calcular as emissões de CO2 em relação às atividades de voo das companhias aéreas;

– Orientação sobre emissões não relacionadas a CO2 e Índice de Forçante Radiativa (RFI);

– Princípio de cálculo baseado em peso: alocação de emissão de CO2 por passageiro e carga de porão;

– Orientação sobre o peso do passageiro, usando peso real e padrão;

– Fator de emissões para conversão do consumo de combustível de aviação em CO2, totalmente alinhado com o CORSIA;

– Ponderação e multiplicadores de classe de cabine para refletir as diferentes configurações de cabine das companhias aéreas;

– Orientação sobre compensações de carbono e combustível de aviação sustentável (SAF) como parte do cálculo de CO2.

Aspectos inclusos na metodologia: aeroportos, tempo de voo, tipo de aeronave, total de combustível consumido, exclusão do peso da carga de porão, capacidade e ocupação dos voos da companhia aérea, emissões de CO2, fator de classificação do tipo de classe de cabine.

“Voar de forma sustentável e reduzir as emissões de CO2 é uma das principais prioridades. O setor de aviação está trabalhando para atingir zero emissões líquidas até 2050 e os viajantes querem estar mais conscientes de sua pegada de carbono. Com a IATA CO2 Connect, gerentes de viagens individuais e corporativos podem obter cálculos de precisão padronizada para fazer as escolhas mais sustentáveis ​​para suas viagens aéreas, levando em consideração os tipos de aeronaves, rotas e classe de serviço. É importante ressaltar que os dados podem ser consolidados para fins de relatórios corporativos”, disse Frederic Leger, vice-presidente sênior de produtos e serviços comerciais da IATA.

A cobertura completa do AEROIN na 78ª AGM da IATA, direto de Doha, pode ser conferida neste link.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias