Início Empresas Aéreas

Iberia celebra o 95º aniversário da sua primeira operação comercial

Imagem: Iberia

Em 14 de dezembro de 1927, o primeiro voo da companhia aérea ligou Barcelona e Madri transportando dez passageiros em um avião trimotor Rohrbach Ro VIII Roland. A viagem de três horas e meia tornou-se o precursor da ponte aérea entre as duas maiores cidades de Espanha , que hoje “continua a ser a maior aposta na conectividade e no tráfego corporativo”, segundo a empresa em comunicado.

Atualmente, a Iberia mantém uma frequência de 86 voos semanais e até quinze operações diárias nesta rota e informou que oferecerá cerca de 700.000 assentos entre os aeroportos de Madrid-Barajas e Barcelona-El Prat durante a atual temporada de inverno boreal, que durará até 26 de março. 

Desta forma, e graças à utilização de aeronaves de maior capacidade como o Airbus A320neo, ultrapassará a sua capacidade anterior à pandemia. Entre 2020 e 2021, durante o pico das restrições de mobilidade por motivos de saúde, a Iberia manteve a conectividade entre as duas cidades com um horário reduzido mas estável. A programação de voos começou a se recuperar gradualmente e atingiu 68 voos semanais no inverno passado, reporta o Aviacionline.

A Ponte Aérea “oficial” entre Madrid e Barcelona foi inaugurada em 1974 e foi o primeiro serviço deste tipo na Europa. A Iberia continuou a alargar a sua oferta e a otimizar a sua operação na rota sob o lema “chegar e voar”: hoje, a companhia permite que os utentes compareçam até vinte minutos antes da partida do voo (um número consideravelmente inferior ao exigido no outras rotas) e oferece maior flexibilidade de conexões em caso de imprevistos.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile