Início Empresas Aéreas

Iberia está disposta a abrir mão de 40% das rotas da Air Europa para efetivar compra da concorrente

O CEO do grupo IAG, controlador da Iberia, Luis Gallego, apresentou uma proposta à Comissão Europeia para abrir mão de até 40% dos voos da Air Europa para outros operadores aéreos, caso a compra da companhia aérea Globalia seja concretizada, informou o Reportur.

“Entendemos que devemos favorecer a competição. Desta vez, propomos mais do que o dobro do que oferecemos na primeira vez que tentamos adquiri-la”, disse ele ao Cinco Días.

Dessa maneira, admitiu que não haverá uma única rota em que a Iberia e a Air Europa operem sozinhas. O objetivo de Gallego é coordenar a operação de ambas as companhias aéreas para estabelecer um hub poderoso em Barajas, com o objetivo de desenvolver o sul da Europa com rotas internacionais mais intensas.

A competição aerocomercial no corredor Europa-América Latina em 2024 consolida a Iberia-Air Europa e a Air France-KLM como os grupos com maior participação de mercado, com quase 50% dos assentos.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile