Iberia inclui mais voos com A350 na América Latina, e Brasil deve ser o próximo

Avião Airbus A350 Iberia
A350 da Iberia, em cerimônia de entrega

Na última semana, a companhia aérea espanhola Iberia anunciou que voará para Santiago do Chile com o A350-900, o Airbus mais moderno de sua frota e o mais sustentável. Os voos começam no dia 1 de novembro e fará com que a capital chilena se junte a Bogotá e Buenos Aires, os outros dois destinos da aeronave na América Latina.

Cabe destacar que os voos com o A350 para Bogotá começam na próxima semana e que, no início, não serão todas as frequências atendidas pelo modelo, o mesmo se aplica para Santiago. Essa limitação acontece porque a companhia tem apenas cinco aviões como esse na frota até o momento, mas na medida em que novos forem chegando, eles serão gradativamente introduzidos e assumirão os voos diariamente.

Na parte que nos toca, salientamos que, dentre as próximas rotas já anunciadas pela Iberia para o A350 está o Brasil, mais precisamente os voos para São Paulo, atualmente atendido pelos A330 e A340.

EC-MYX | Airbus A350-941 | Iberia "Paco de Lucia"

Um mercado estratégico

Por razões históricas, a América Latina representa um mercado estratégico para a Iberia. A colonização espanhola e os fluxos migratórios do pré, durante e pós-guerras, estreitaram muito os laços das duas regiões, resultando em voos lotados quase todos os dias. Rotas de tamanha importância podem ser ainda mais rentabilizadas se operadas por aeronaves econômicas como o A350, e essa é a estratégia da Iberia.

Nunca é demais lembrar que o A350-900 é um avião bimotor, com alcance de 14.800 km, e que consome 25% menos combustível que outros modelos de capacidade semelhante, o que também significa uma redução de 25% nas emissões de CO2. Quando comparado com os quadrirreatores Airbus A340-300/-600 que a Iberia usava nessas rotas ultimamente, o A350 é uma máquina de fazer dinheiro.

No total, a Iberia terá 20 unidades do A350

Até 2023, a empresa receberá um total de 20 unidades do A350-900. Essas aeronaves têm uma configuração de 348 assentos: 31 na classe Executiva, 24 na nova cabine Premium Tourist e 293 na classe Tourist.

A350 Iberia
Mapa de assentos do A350 da Iberia

Os corredores mais largos e a distribuição interna permitiram expandir o espaço para os passageiros, além de ter mais capacidade para bagagem de mão nas três cabines. Todos os assentos têm entretenimento à la carte individual, conectores para recarregar dispositivos pessoais e Wi-Fi.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Caça indiano Tejas Mk1A, de produção em série, realizou seu primeiro...

0
O caça indiano Tejas Mk1A, desenvolvido especialmente para a produção de série, realizou seu primeiro voo no terminal de teste