Iberia torna-se a primeira aérea do mundo a receber três certificados de inovação AENOR

A Iberia, parte do grupo IAG, anunciou nesta quinta-feira que obteve três certificados de inovação da AENOR, tornando-se assim a primeira empresa do setor em todo o mundo a conseguir estes três certificados de uma só vez. Esta distinção vem destacar a implementação do sistema de gestão de inovação, vigilância e inteligência, e a capacidade de realizar a transferência tecnológica de um produto de propriedade intelectual própria para uma empresa terceira.

A obtenção destas UNE (Normas Certificáveis) está relacionada com os processos de simplificação, otimização e digitalização do ground handling implementados em aeroportos da AENA na Espanha.

Nacho Tovar, Diretor de Inovação e Transformação Digital da Iberia, referiu que “ter obtido estas três UNEs em apenas quatro meses certifica o sistema de gestão da inovação que já estávamos desenvolvendo na Iberia; mas também nos ajudou a elevar o nosso modelo de inovação a um nível ótimo de exigência que potencia as sinergias e impulsiona a mudança na Península Ibérica.”

A companhia contou com a orientação e experiência do Consultor de Inovação “Inovalabs” para obter os três certificados UNE: o Sistema de Gestão de P+D+i (UNE 166002), o Sistema de Vigilância e Inteligência (UNE 166006) e a Transferência de Tecnologia (UNE 166008). Estas certificações refletem os esforços de inovação que a Iberia está fazendo para melhorar a gestão do conhecimento científico e técnico, legislativo, regulatório, econômico, de mercado e societário.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias