Início Controle de Espaço Aéreo

ICAO implanta mais uma interconexão de controles de tráfego aéreo entre Europa e América do Sul

Imagem: MJ

A Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) informou que uma nova interconexão de serviços de tráfego aéreo (ATS) fortaleceu o intercâmbio de informações entre a Europa e a América do Sul. A solução permite salvaguardar a transmissão de dados críticos, como a informação de planos de voo e previsões meteorológicas para determinadas rotas.

Em específico, no dia 23 de fevereiro, entrou em operação um novo protocolo para o ATS Message Handling Service (AMHS) para a transferência de mensagens entre os centros de comunicações de Madri e Caracas, que foi realizado no contexto do programa ICAO REDDIG (Rede Digital da Região Sul-Americana), cuja sede está localizada em Lima, Peru.

O REDDIG é uma rede de Protocolo de Internet (IP) totalmente em malha, que constitui o segmento regional da Rede de Telecomunicações Aeronáuticas (ATN) mundial e fornece a plataforma necessária para realizar todas as comunicações necessárias para a prestação de serviços de navegação aérea.

Neste sentido, relata o Aviacionline, o projeto inclui a gestão de programação, finanças e contratos com prestadores de serviços (como comunicações por satélite ou terrestres), bem como a prestação de suporte técnico contínuo e administração de rede.

“Essa interconexão tão esperada foi concluída graças à recente instalação do nó REDDIG Multiprotocol Label Switching (MPLS) em Madri em dezembro passado”, disse Fabio Rabbani, Diretor Geral da ICAO para a América do Sul. Além disso, sublinhou que representa “um passo em frente” na implementação do Plano Global de Navegação Aérea (GANP) da ICAO.

O sucesso da implementação servirá de base para avançar na implementação futura de soluções semelhantes na Cidade do Panamá e Johanesburgo, atualmente em desenvolvimento.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile