ICAO rechaça projeto de resolução que condenaria restrições para Rússia e Bielorrússia

Divulgação – Belavia Airlines

A Associação Internacional de Aviação Civil (ICAO) rejeitou um projeto de resolução apresentado pela Bielorrússia condenando medidas restritivas contra as companhias aéreas russas e bielorrussas, disse o Ministério dos Transportes da Federação Russa em comunicado, segundo reportou a agência estatal TASS.

“Durante a 41ª sessão da Assembleia da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), que opera dentro da ONU, foram rejeitados projetos de resolução apresentados pela República da Bielorrússia condenando medidas restritivas unilaterais contra transportadoras aéreas russas e bielorrussas”, diz o parecer do mediador e Presidente do Conselho da ICAO, Salvatore Sciaquitano.

O Ministério dos Transportes da Rússia disse que “medidas restritivas unilaterais, incluindo a restrição de voos em países da UE e a proibição do fornecimento de peças de aeronaves, representavam uma ameaça potencial à eficiência dos voos e à manutenção das aeronaves, mas as autoridades de aviação da Federação Russa e da Bielorrússia tomaram todas as medidas necessárias para cumprir os padrões de segurança“, reportou a TASS.

Na mesma Assembleia da ICAO, a Rússia não foi reeleita para o Conselho de Administração da entidade. A Federação Russa não recebeu número suficiente de votos para permanecer no conselho. Conforme especificado na Agência Federal de Transporte Aéreo, a Rússia recebeu 80 votos, o número necessário era 86.

“De acordo com as regras de procedimentos permanentes para votação no conselho, levando em consideração a não eleição do 11º membro do conselho, é necessária uma nova votação. No entanto, o apelo da delegação russa foi negado. O lado russo acredita que a decisão hostil da coalizão de vários países também é politizada e temporária”, acrescentou o Ministério dos Transportes da Federação Russa. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias