Os voos foram retomados na manhã desta quinta-feira após terem sido interrompidos na noite de ontem, 1º de setembro, no Aeroporto Internacional Liberty, em Newark, ao lado de Nova York, depois que partes do aeroporto inundaram e a torre de controle de tráfego aéreo foi temporariamente evacuada quando a Tempestade Tropical Ida atingiu a região.
Os dois vídeos a seguir mostram cenas do Terminal B de passageiros e de uma das docas de movimentação de solo do aeroporto:
“Estamos enfrentando fortes inundações devido à tempestade de hoje à noite. Todas as atividades de voo estão suspensas no momento e os viajantes são fortemente aconselhados a entrar em contato com suas companhias aéreas para obter as informações mais recentes sobre voos e retomada do serviço. Os passageiros estão sendo retirados das áreas inundadas no nível do solo”, disse o aeroporto em um comunicado.
We’re experiencing severe flooding due to tonight’s storm. All flight activity is currently suspended & travelers are strongly advised to contact their airline for the latest flight & service resumption information. Passengers are being diverted from ground-level flooded areas. pic.twitter.com/9clsmDnsuT
— Newark Liberty Airport. Wear a Face Covering. (@EWRairport) September 2, 2021
As partidas de outros aeroportos dos Estados Unidos para o Newark International foram suspensas, informou o site da Federal Aviation Administration por volta das 23h de quarta-feira.
No início da madrugada, outros problemas eram alertados pelo aeroporto, como “Devido ao mau tempo, algumas estradas que chegam ao Newark não são acessíveis. Por favor, use a Rt 22 East e a 78 East ao viajar para o Aeroporto de Newark”, e também “Devido ao aumento da demanda, Newark está com falta de táxis. Considere alternativas, como transporte público ou aplicativo de compartilhamento de carona.”
Na manhã desta quinta-feira, as operações foram retomadas, mas ainda havia atrasos e cancelamentos generalizados, segundo os serviços online de rastreamento de voos.
A torre de controle de tráfego aéreo chegou a ser evacuada um pouco mais cedo do que as inundações, por causa de um alerta de tornado, de acordo com a FAA. Os controladores voltaram à torre por volta das 22h, mas os voos com destino a Newark, bem como ao Aeroporto La Guardia e ao Aeroporto Internacional JFK, que também ficam na região, estavam sendo suspensos até a normalização da situação meteorológica durante a madrugada.
As chuvas torrenciais que atingiram a área na noite de quarta-feira somaram, no Aeroporto de Newark, 32,4 milímetros somente entre 20h e 21h, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos.