Ideia de hotel voador para 5.000 pessoas e que nunca pousaria chama a atenção da internet

O engenheiro Hashem Al-Ghaili, do Iêmen, um pequeno país do Oriente Médio, talvez não esperasse ficar tão famoso do dia para a noite e deve ter tomado um susto quando começou a ver seu projeto mirabolante sendo publicado em larga escala na mídia internacional. O fato é que sua criatividade para dar vida a um projeto, inicialmente pensado por Tony Holmsten, para um avião do futuro ou do apocalipse, conforme o gosto de quem vê, chamou muito a atenção.

Tudo começou depois que Al-Ghaili postou um vídeo no YouTube (ver mais abaixo) propondo um hotel gigante no céu movido a energia nuclear ilimitada, chamado Sky Cruise, que nunca precisaria pousar. Apesar de muito criativo, o projeto tem mais potencial para um filme de ficção científica do que para a vida real.

Um projeto mirabolante

A máquina poderia acomodar 5.000 passageiros sem precisar pousar e, como um navio de cruzeiro enorme e de aparência futurista, seria alimentado por 20 motores elétricos, com um pequeno reator nuclear usando “reação de fusão altamente controlada para fornecer energia ilimitada à máquina”. Como tal, o hotel nunca ficaria sem energia e poderia permanecer suspenso no ar durante vários anos, sem nunca tocar o solo. 

Suspenso no alto das nuvens, o sky hotel contaria com um grande salão panorâmico, oferecendo vistas de 360 ​​graus dos céus. Um elevador ligaria este espaço ao deck principal de entretenimento, que abrigaria shoppings, centros esportivos, piscinas, restaurantes, bares, parques infantis, teatros e cinemas. Uma seção separada do hotel aéreo seria dedicada a eventos e reuniões de negócios, bem como salões de casamento.

Incorporados ao design estão varandas e cúpulas de observação anexadas a cada lado da estrutura, onde os hóspedes podem desfrutar de algumas estrelas de alto nível. “Seu design combina as características de um avião comercial, enquanto oferece o epítome do luxo”, explica o vídeo de Al-Ghaili. O hotel também abrigaria uma instalação médica avançada para manter os hóspedes “seguros, saudáveis ​​e em forma”.

O vídeo do projeto está abaixo (esperar carregar).

Decola, mas na imaginação

A ideia, no entanto, tem sido recebida com ceticismo pelos usuários do Youtube, que comentaram sobre questões como de onde essa aeronave poderia decolar, como seriam feitas as manutenções e como seria se precisasse pousar. De fato, houve quem quisesse imaginar como seria se tudo isso fosse realidade, mas 99% dos comentários foram de dúvida.

“Se a física e a aerodinâmica não existissem, então esta aeronave poderia realmente decolar”, escreveu um usuário do YouTube.

“Eles devem discutir a viabilidade do peso versus empuxo do motor nuclear antes de falar sobre quais instalações colocar na nave”, comentou outro. 

Os elevadores externos destinados a conectar os vários andares do deck de entretenimento do sky hotel foram considerados particularmente problemáticos. “Imagine descer os elevadores externos e ouvir o metal se dobrar e chiar enquanto o atrito do ar está tentando arrancá-lo com você dentro”, disse um comentarista.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Mudanças repentinas na jornada de trabalho de tripulantes da Azul leva...

0
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) encaminhou um ofício à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta quarta-feira, dia 9