Imagem de satélite mostra Antonov AN-124 na América do Sul a serviço da Airbus

O Antonov AN-124 em foto feita do espaço – Imagem: Airbus

Com uma imagem feita a partir da câmera de alta definição de um satélite no espaço, a Airbus ilustra a presença de um grande avião Antonov AN-124 Ruslan na América do Sul, que veio trazer satélites para lançamento, iguais ao que fez a captura da imagem.

O AN-124 é o maior avião comercial do mundo em capacidade de transporte de carga, tanto em relação ao peso concentrado da carga quanto em relação às dimensões.

Segundo a fabricante europeia, o último lote dos satélites Pléiades Neo, construídos, de propriedade e operados pela Airbus, chegou ao Centro Espacial Europeu em Kourou, na Guiana Francesa, após um voo transatlântico que partiu de Toulouse, na França, onde ocorreu a maioria das etapas de fabricação dos equipamentos espaciais nos últimos anos.

Com lançamento previsto para o final de novembro na primeira missão comercial do foguete europeu Vega C operado pela Arianespace, os satélites Pléiades Neo 5 e 6 completarão a constelação de quatro satélites Airbus com resolução de 30 cm.

Um dos satélites antes do embarque na França – Imagem: Airbus

“Estamos a apenas um passo de completar esta constelação pioneira, que já cobre um milhão de km² por dia e fornece imagens com resolução nativa de 30 cm”, disse François Lombard, chefe de inteligência da Airbus Defence and Space. “Com este próximo lançamento, duplicaremos nossa capacidade e poderemos responder às necessidades de nossos clientes com ainda mais rapidez, oferecendo a melhor qualidade do mercado para uma ampla gama de aplicações militares e comerciais.”

Os satélites Pléiades Neo 3 e 4 foram lançados em abril e agosto de 2021, respectivamente, e desde então eles coletam imagens facilmente acessíveis da plataforma digital OneAtlas da Airbus, onde os clientes podem solicitar novas imagens e ter acesso a imagens arquivadas e análises extensas.

Informações da Airbus

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias