Imagem mostra início do fogo que destruiu o Antonov AN-225, maior avião do mundo

Veículos russos estacionados sob o enorme hangar, ocupando toda a área ao redor do gigante Antonov An-225 no aeroporto de Gostomel, enquanto um enorme foco de incêndio consome o que seria a parte frontal da maior aeronave comercial de todos os tempos.

Esta é a descrição de uma nova imagem compartilhada, supostamente registrada em 27 de fevereiro, três dias após a invasão russa na Ucrânia. Segundo usuários do Twitter (abaixo, esperar pelo carregamento), esse teria sido o incêndio inicial que deu fim à vida operacional do An-225.

A foto permite entender um pouco do contexto que a destruição da aeronave ocorreu, embora não deixe espaço para concluir como o fogo começou.

Como se nota pela foto, de suposta autoria de um soldado russo, há veículos das forças da Federação Russa estacionados muito próximos da aeronave. Lembrando que os veículos de guerra russos têm sido identificados na Ucrânia pelas letras “Z” ou “V”, desenhadas em sua carroceria. Por sua vez, também há blindados muito próximos das asas da aeronave, as quais, no momento em que a foto foi tomada, ainda estavam intactas.

Pelo contexto, é possível pensar que o avião poderia estar intacto no momento em que a Rússia dominou essa parte do aeroporto e posicionou seu equipamento. Embora não seja possível afirmar quem deu o tiro que iniciou o fogo no Antonov An-225, a localização das armas russas ensejaria uma resposta ucraniana naquele local, tão próximo da aeronave, levando-a a ser um dano colateral da batalha.

Talvez a história real do que aconteceu naqueles dias demore anos para ser contada. Enquanto isso, na medida em que esses pequenos pedaços da história são revelados, o quebra-cabeça pode ser gradualmente montado.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias