Imagem mostra qual foi o fim de um Boeing 737-700 da Gol no desértico aeroporto de Marana

Boeing 737-700 da Gol Linhas Aéreas (PR-VBZ) – Imagem: Diegonvs, CC BY 2.0, Flickr

Uma imagem compartilhada nas redes sociais mostra como ficou um Boeing 737-700 que já voou por muitos anos no Brasil e por duas importantes companhias aéreas do mundo, até ter seu destino finalizado em um local de clima desértico.

A aeronave em questão é o jato de ex-matrícula PR-VBZ, que voou no Brasil de 2008 a 2018, pela Nova Varig e Gol Linhas Aéreas, e foi canibalizado no aeroporto de Marana – Pinal Airpark, no estado americano do Arizona.

A principal função do Pinal Airpark é servir como estocagem e como cemitério para aeronaves comerciais civis, onde o clima desértico da área reduz a velocidade de corrosão das estruturas. Também é a maior instalação de armazenamento de aeronaves comerciais e manutenção pesada do mundo.

Trajetória

737-700 da Aloha Airlines (N739AL) – Imagem: Aero Icarus, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

De acordo com dados do Planespotters, o jato de 20 anos iniciou seus trabalhos em 1999, quando foi incorporado na frota da Aloha Airlines, sob o registro N739AL. Lá, a aeronave permaneceu até 2008, quando a companhia estadunidense fechou as portas.

Depois disso, a Varig, já sob controle da Gol, arrendou a aeronave, agora com a matrícula PR-VBZ. Ela foi entregue à empresa brasileira em agosto do mesmo ano e seguiu operando em rotas domésticas até 2018.

Boeing 737-700 da Varig (PR-VBZ)

Após cumprir seu trabalho transportando milhares de passageiros, o jato foi finalmente levado para o deserto sob cuidado da Delta Material Services, empresa especializada em peças de aeronaves.

Conforme pode ser visto na imagem abaixo, registrada no final de 2019, o jato, até então, estava ao relento, sem os motores e os trens de pouso e com boa parte da seção frontal removida do charuto. Sobre o que parecem ser paletes de madeira, a aeronave foi sendo desmontada lentamente.

Nota: a imagem abaixo incorporada foi removida pelo perfil que a havia publicado no Twitter. Assim, para acessá-la no site Airliners.net, clique aqui.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias