Início Aeroportos

Imagens de satélite mostram que aviões foram trocados de lugar no aeroporto de Kiev

Aeroporto de Kiev – Imagem: Sentinel

Imagens dos satélites Sentinel, disponíveis publicamente na internet, mostram que os aviões estacionados no aeroporto internacional de Kiev – Boryspil foram movimentados entre os dias 21 e 23 de março. Na comparação dos dois dias, é possível ver que aviões foram retirados da área próxima do terminal de passageiros.

A movimentação acontece enquanto tropas russas se aproximam da região onde está o aeroporto. Na terça-feira, o prefeito da cidade ucraniana de Boryspil, Volodymyr Borysenko, onde fica o terminal, aconselhou os civis a deixar a cidade se puderem por causa dos combates nas proximidades.

No dia 21, ainda havia uma série de aviões no pátio e próximo das pontes de embarque do aeroporto, como mostra a foto abaixo.

No entanto, o cenário muda dois dias depois (abaixo), em 23 de março, quando a área próxima das edificações aparece vazia, livre de aeronaves. No canto inferior da imagem, por sua vez, é possível ver os aviões estacionados bastante próximos um do outro.

Não há informações oficiais sobre a movimentação, mas usuários do Twitter comentaram que pode se tratar de uma maneira de tirar as aeronaves de áreas onde podem ser danificadas por estilhaços, caso uma batalha aconteça no terminal de passageiros ou em outros edifícios do aeroporto.

Um usuário do Twitter criou uma animação que permite ver com mais facilidade as mudanças nas configurações do aeroporto. Até o momento, houve combates registrados nas proximidades do aeroporto internacional, mas não houve ataques diretos à sua estrutura.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile