Início Acidentes e Incidentes

Imagens de satélite mostram que bombardeiro nuclear americano B-1 saiu da pista durante pouso

Mais detalhes sobre o acidente com o bombardeiro supersônico de ataque nuclear Rockwell B-1B Lancer surgiram com fotos de satélite.

Como relatado anteriormente, o bombardeiro mais veloz dos EUA sofreu um acidente ao pousar na Base Aérea de Ellsworth, na Dakota do Sul. O B-1B Lancer da 28th Bomb Wing estava pousando na sua base quando se acidentou, mas detalhes não foram revelados pelos militares.

Dos 4 tripulantes que ejetaram do bombardeiro, três tiveram ferimentos leves e já foram liberados, e um quarto aviador foi hospitalizado, mas não está em estado grave e nem corre risco de vida, segundo a última atualização fornecida pela Base Aérea para a imprensa.

Posteriormente, foi informado que o B-1 Lancer estava voando com outro bombardeiro igual e do mesmo esquadrão, mas que o segundo a pousar se acidentou. Outros detalhes não foram revelados e o Comandante da 28th Bomb Wing, Coronel Derek Oakley, afirmou que “não prefere especular sobre os motivos do acidente no momento, e que o importa é que os 4 tripulantes estão junto de suas famílias agora”.

Mas imagens de satélites contam um pouco do que aconteceu naquela noite na Base Aérea de Ellsworth. O B-1 ainda está onde parou após o acidente e uma foto mostra claramente um rastro escuro que começa na zona de parada (a chamada stopway que é sinalizada com setas amarelas) e se estende pelo início da pista e sai para fora dela até onde o bombardeiro está.

Caso se confirme que a aeronave encostou no chão pela primeira vez ainda na stopway, ela se arrastou por em torno de 1.700 metros até conseguir parar, configurando uma Excursão de Pista. Confira nas imagens de satélite obtidas pelo portal The Drive:

Sair da versão mobile