No último domingo, dia 12 de agosto, o Aeroclube de Itápolis, no interior de São Paulo, e a EJ Escola de Aeronáutica realizaram mais uma edição de seu tradicional show aéreo, o Itápolis Airshow – contando com Live na internet pelo segundo ano consecutivo – conforme a galeria de imagens que você acompanha a seguir.

Ainda com os reflexos da pandêmica da COVID-19, que fez com que shows aéreos fossem cancelados e tirado dos planos ao longo de 2020 e 2021, o evento ainda não pôde contar com a presença do público em geral, ficando restrito apenas a convidados e imprensa.
Assim como no ano passado, o evento passou a ter um novo formato, agora sendo realizado com transmissão ao vivo no canal do YouTube da escola EJ, levando entretenimento para o público no conforto de suas casas, enquanto não se é permitido a presença no aeroporto. Todo o espetáculo foi narrado pelo ícone dos eventos aéreos, Vadico.

Nós do AEROIN estivemos presente no evento para acompanhar todas as atrações que se apresentaram ao longo do ensolarado domingo na cidade paulista. No total, foram realizadas 16 demonstrações com aeronaves e pilotos de grandes nomes na acrobacia aérea no Brasil.
1ª parte da live
No início da primeira etapa do evento, durante a manhã, apresentaram-se para o público online o piloto Filipe Rafaeli, com o Cessna A152 Aerobat, e a Esquadrilha CEU, que se deslocou diretamente de sua base no Rio de Janeiro com as aeronaves RV-7 e RV-8.




Ainda na primeira etapa, apresentou-se a Turma da Mônica, esquadrilha que contou com duas lendárias aeronaves NA T-6 Texan e seu inconfundível roncar de motores, pilotadas por Mônica Edo e Hernani, além do Extra 330 pilotado por Dennis Schwarzenberg, do RV-7 pilotado por Gardenal e do Sukhoi 31 de Richieri.
Após a apresentação, um terceiro NA T-6 Texan, pilotado por Beto Bazaia, decolou para uma passagem baixa junto aos outros dois aviões clássicos do mesmo modelo, antes de iniciar sua demonstração solo para o público. Confira as fotos abaixo.











Em meio às demonstrações da manhã, a Esquadrilha Fox, sediada em Brasília, chegou ao evento com um rasante com suas 3 aeronaves RV pilotadas por ex-pilotos de caça da Força Aérea Brasileira.
Além disso, o público foi surpreendido por um A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça, que chegou ao Aeroclube de Itápolis com belas passagens baixas antes do pouso.
Na sequência, apresentou-se o comandante Facco, com sua aeronave acrobática de treinamento Cap-10.








Mais três pilotos ainda fizeram apresentações individuais no final da manhã. Christiano Oliveira fez um solo com o biplano Pitts S2-B e depois Dennis e Gardenal voltaram juntos para o céu com o Extra 300 e o RV-7.


2ª parte da live
Após o almoço e já no começo da tarde, com o termômetro marcando próximo dos 39º, foi iniciada a segunda parte do evento, que prometia surpresas ao longo da tarde.
Em homenagem a Carlos Edo, aviador e aerodesportista, e um dos nomes mais importantes do circuito aéreo brasileira, que faleceu em setembro de 2019, foi realizada uma demonstração solo com seu T-6 pilotado por Hernani. O avião conta com uma imagem caricata de Edo estampada na lateral da fuselagem.


Como parte da surpresa, a Esquadrilha da Fumaça chegou ao evento realizando algumas passagens com as sete aeronaves A-29 Super Tucano. Devido à pandemia, o time não está realizando demonstrações completas, ficando restrito somente a algumas passagens baixas.
Na sequência, eles subiram alto sobre Itápolis para escrever “Itápolis Airshow” com fumaça no céu.
Representando o esquadrão, esteve presente em solo o Tenente Coronel Garcia #1 e o novo piloto da equipe, Capitão Furtado #5. Dentro da live, os militares deram explicações referente às atribuições e contribuições da Esquadrilha da Fumaça, bem como sobre formas de ingresso na Força Aérea Brasileira.








Após a grata surpresa da Esquadrilha da Fumaça, o evento seguiu com as demais demonstrações da parte da tarde, começando com um Extra 300 nas cores da Esquadrilha Halcones, time acrobático da Força Aérea do Chile, pilotado por Victor Yancovitz, o planador acrobático Grob Aircraft, pilotado por Bolafly, e continuando com várias outras apresentações. A segunda parte do evento se encerrou com a Esquadrilha Fox.
















Vale destacar toda a estrutura montada para realização do evento, que contou com diversas câmeras e drones, fazendo uma cobertura completa do evento, bem como toda a atenção especial oferecida para os spotters e mídia em geral.
Leia mais: