Início Variedades

Imagens mostram como estava o ATR 72 que era da Passaredo e virou material para ‘tags’

A aeronave em cena do vídeo apresentado abaixo

Como mostrado no início da semana, o avião ATR 72-500 que voava na Passaredo Linhas Aéreas registrado sob a matrícula PR-PDH nunca mais voltará ao céu novamente, porém, acabou se tornando objeto de uma ação diferenciada ainda envolvida com a aviação.

O vídeo a seguir foi publicado nessa semana, pelo perfil Aviationtag no YouTube, mostrando diversas imagens de como estava o avião que por muitos anos fez parte de história da aviação brasileira.

Como visto na gravação acima, tendo deixado sua “carreira” como meio de transporte de pessoas, o ATR 72 batizado de “Tucano” agora se torna as cada vez mais populares “tags” de aviação, ou seja, etiquetas metálicas feitas de partes de aviões e comercializadas para quem gosta de colecioná-las, de utilizá-las para diversos fins, como etiquetas de bagagem, ou de ter uma lembrança da aeronave.

A empresa Aviationtag é especializada na reciclagem de partes da fuselagem de aviões e sua respectiva transformação em itens de colecionador. As tags da coleção feita a partir do antigo avião muito conhecido no Brasil estão sendo vendidas por 32,95 euros no site da empresa.

A história dessa aeronave começou em 1999, quando foi produzida e entregue à companhia aérea indiana Jet Airways, operando sob o registro VT-JCA. Após quatro anos voando por lá, o ATR 72 foi devolvido ao seu locador e estacionado na Irlanda, com o registro EI-FAN.

Em novembro de 2003, um novo locatário foi finalmente encontrado, com o avião vindo para o Brasil para voar na Passaredo como PR-PDH, sendo batizado de “Tucano”. No final de 2016, o avião, de número de fabricação (msn) 572, retornou ao seu locador e ficou estacionado em Saarbrücken, na Alemanha.

Em seu material promocional, a empresa descreve:

“Foi lá que descobrimos o avião colorido e conseguimos pegar as peças mais bonitas para nossa última edição de Aviationtag. O ATR 72-500 da companhia aérea brasileira Passaredo Linhas Aéreas significa que finalmente temos um turboélice de volta à frota da Aviationtag”.

Nota: o AEROIN não tem qualquer relação comercial com o projeto, trazendo o mesmo aos leitores apenas por entender como algo relevante e de interesse de todos que gostam de aviação

Sair da versão mobile