Imagens mostram como ficou o aeroporto de Kherson após a saída das tropas russas

Reprodução do vídeo abaixo

A cidade ucraniana de Kherson foi libertada no final de novembro após meses de uma “dolorosa” ocupação russa. Dias depois, oficiais da Ucrânia levaram a imprensa para registrar como ficou o aeroporto local, onde a Federação Russa havia montado uma base e onde também houve vários combates. Pelas primeira imagens, o rastro de destruição impressiona.

Antes da invasão russa, o aeroporto estava quase pronto para uma grande festa. Isso porque estava agendada para 27 de março a “inauguração” da pista completamente reformada, uma nova iluminação e um novo sistema de pouso por instrumentos, que haviam sido instalados ao custo de 30 milhões de euros.

Não deu. Um mês antes da inauguração, a Rússia invadiu a Ucrânia. As tropas ocuparam Kherson e o aeroporto. Desapareceu tudo de um dia para o outro e, de repente, não havia mais nada. Semanas após o início do confronto, os russos montaram um posto de comando no aeroporto depois de bombardeá-lo repetidamente e torná-lo inutilizável para os ucranianos. A posição russa, por sua vez, foi também repetidamente atacada pelo exército ucraniano. 

Nesse ínterim, a cidade no estuário do Dnipro foi libertada pelas tropas ucranianas e os russos se retiraram. E agora é revelado em fotos e vídeo (abaixo, esperar pelo carregamento) o que resta do aeroporto anteriormente servido pela Bees Airlines, Ukraine International, Ryanair, Sky Up, Windrose Airlines, Pegasus e Turkish Airlines.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias