Imagens mostram o incomum pouso em Campinas-Viracopos do enorme Boeing 777-300ER

O Boeing 777 se aproximando, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Viracopos FullHD

Um modelo de avião muito incomum de se ver no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), pousou de maneira não prevista no local nessa sexta-feira, 11 de novembro.

O vídeo a seguir foi publicado pelo canal “Viracopos FullHD” após o jato ter sido gravado chegando a Campinas às 18h15, ao invés de pousar em Guarulhos, seu destino previsto. Abaixo da gravação, veja mais detalhes sobre a aeronave e o motivo do desvio.

Embora Viracopos seja conhecido por receber grandes aviões, o Boeing 777-300ER visto no vídeo acima – o maior modelo de avião bimotor em operação comercial no mundo – não opera regularmente no aeroporto campineiro. Isso porque não há, ainda, uma versão cargueira dele, e a Azul Linhas Aéreas, única operadora de grandes aviões de passageiros no local, não utiliza esse modelo.

O “triplo sete” visto é o registrado sob a matrícula PT-MUC, operado pela Latam Brasil. Ele decolou de Manaus e tinha como destino São Paulo/Guarulhos, porém, no momento de sua chegada, as condições meteorológicas eram adversas, com chuva torrencial. Como mostrado pelo AEROIN, até mesmo o gigante avião de dois andares Airbus A380 também desviou na mesma tarde, para o Rio de Janeiro.

Os pilotos do Boeing 777-300ER mantiveram a aeronave em órbitas (trajetórias circulares de espera em voo), a 23 mil pés de altitude, por cerca de 40 minutos na trajetória de chegada de Guarulhos, até que decidiram por desviar para Campinas. Outras várias aeronaves que chegavam aos aeroportos da Grande São Paulo também desviavam para Viracopos ou outros locais naquele momento.

Imagem: RadarBox

Por fim, o pouso foi efetuado às 18h16, e o grande jato permaneceu em Viracopos até pouco depois da meia-noite, quando então partiu para um rápido deslocamento até Guarulhos.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias