Imagens fornecidas ao AEROIN nessa tarde de sábado, 26 de novembro, mostram os detritos metálicos ejetados pelo motor esquerdo do Boeing 737-800 da Gol Linhas Aéreas, ao apresentar falha no início da decolagem no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
As fotos que ilustram essa matéria mostram que, pela aparência e formato dos detritos, devem se tratar de pedaços dos discos da seção de turbina do motor, porém, é necessário aguardar pela investigação do incidente, que determinará exatamente quais partes do propulsor falharam e qual foi o motivo dessa falha.
Como visto mais cedo nas matérias anteriores, os pilotos do jato de matrícula PR-GXP foram autorizados a decolar de Congonhas no voo G3-1016, porém, às 09h45, no momento em que foi aplicada potência, o motor apresentou problema, levando à rejeição da decolagem ainda nos metros iniciais da pista.
A aeronave pôde ser taxiada de volta para o pátio do aeroporto, porém, os detritos ejetados pelo motor causaram o fechamento da pista principal por uma hora e meia até a remoção dos pedaços metálicos e a limpeza da pista.
O vídeo do momento do incidente pode ser visto novamente neste link, e há também a gravação feita por um passageiro daquele voo, que pode ser vista neste link.