Impactado pela Covid, aeroporto irá operar uma só pista pela 1ª vez em sua história

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Se empresas aéreas e companhias de turismo no mundo todo têm passado por apuros financeiros nos últimos meses por conta da crise de demanda gerada pela Pandemia de Covid-19, os aeroportos certamente não ficariam imunes à drástica redução de arrecadação com o menor número de aviões pousando e decolando e de pessoas circulando.

Aeroporto Gander
Aeroporto Internacional de Gander – Imagem: Google Maps

Segundo reporta a emissora canadense NTV, o Aeroporto Internacional de Gander, no Canadá, que teve papel importante nos fatídicos atentados das Torres Gêmeas dos Estados Unidos e que nunca teve menos do que duas pistas em funcionamento em toda a sua história, está reduzindo atividade e ficará com apenas uma pista operacional para conter custos e sobreviver à crise.

Em entrevista dada à NTV, Reg Wright, Presidente e CEO da empresa que administra o aeroporto de Gander, disse que não há expectativa de recebimento de nenhuma ajuda do governo para lidar com as perdas milionárias enfrentadas, portanto, a pista não mais receberá serviços de manutenção ao longo do inverno, levando à necessidade da suspensão dos pousos e decolagens.

Este aeroporto, segundo dados da Wikipedia, foi aberto em 1938 e chegou a ter quatro pistas, tornando-se uma referência como ponto de apoio para escalas de voos de longa duração entre a América do Norte e a Europa. Na atualidade, vinha operando com duas pistas – a 03/21 com 3.109 metros de comprimento e a 13/31 de 2.713 metros.

Segundo o North Atlantic Imagery, a pista mais longa será tirada de serviço:

O aeroporto de Gander se destacou no dia dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, que entre outros alvos, derrubou as duas torres do World Trade Center. Segundo o Washington Post, diante do fechamento completo do espaço aéreo dos EUA, dezenas de voos que chegavam do mundo todo foram desviados para o Canadá, mas a recomendação era para que os aeroportos centrais de Toronto e Montreal fossem evitados, tornando Gander uma das melhores alternativas disponíveis.

Naquele dia, o aeroporto e a cidade do extremo leste do Canadá, acostumados a um movimento relativamente pequeno, receberam 38 aviões comerciais e mais de 6.500 passageiros, que se distribuíram por Gander e algumas cidades vizinhas.

Imagem: Google Maps

Aeroporto Gander 11 de setembro
Os aviões no dia 11 de setembro – Imagem: Gander International Airport

A inusitada situação acabou por fazer com que muita gente conhecesse a receptividade do povo local, levando Gander a se tornar um destino turístico depois do fatídico dia.

Apesar disso, o aeroporto agora passa pela dificuldade da Pandemia, com um movimento muito aquém do adequado. Segundo Reg, a único corte de custo não negociável é a segurança das operações, que permanecerá nos mais altos níveis.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias