Impacto com ave leva Embraer 195 a voltar a Campo Grande logo após decolar

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Embraer E195 Azul Linhas Aéreas
Embraer 195 da Azul

Um incidente na noite da última segunda-feira, 16 de novembro, levou um jato Embraer 195 a retornar a Campo Grande minutos após ter decolado da capital do Mato Grosso do Sul.

Segundo reporte do jornal local Midiamax, o voo de número AD-4343 da Azul Linhas Aéreas para Curitiba (PR) retornou ao aeroporto em decorrência de um impacto com ave, o chamado “bird strike”, logo após a partida.

Dados do site de rastreamento FlightRadar24 mostram que a aeronave envolvida no incidente foi o Embraer 195 registrado sob a matrícula PR-AUO.

FlightRadar24 Voo Embraer 195 Azul Impacto Ave Campo Grande
O Embraer 195 retornando a Campo Grande – Imagem: FlightRadar24

O jato partiu do Aeroporto Internacional de Campo Grande às 19h43 do horário local, mas cerca de três minutos depois da decolagem os pilotos pararam a subida na altitude de 7 mil pés (2,1 km).

Após mais cinco minutos de voo, a aeronave fez uma volta para tomar o rumo de retorno a Campo Grande, e o pouso sem maiores intercorrências foi completado às 20h05, pouco mais de 20 minutos depois de decolar.

Segundo o Midiamax, a Infraero confirmou que o Embraer 195 retornou devido a um incidente de impacto com ave.

Apesar da ocorrência, os dados do FlightRadar24 mostram que o PR-AUO decolou novamente às 20h49, prosseguindo com sucesso até Curitiba. Portanto, subentende-se que a inspeção da aeronave pela equipe de manutenção da Azul não deve ter encontrado nenhum dano significativo que comprometesse a continuidade da operação segura da aeronave.

Contatamos a Azul Linhas Aéreas sobre a ocorrência e atualizaremos esta matéria assim que obtivermos qualquer resposta.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias