Importância do combustível sustentável de aviação é debatida em evento no Rio de Janeiro

Imagem meramente ilustrativa

Um debate sobre a importância do Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês) foi promovido pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) nesta quinta-feira, 15 de setembro, durante evento no Rio de Janeiro.

O debate ocorreu durante a reunião do Comitê de Combustíveis no evento “ALTA Aviation Law Americas 2022”, organizado pela Associação Latino Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA). O objetivo é fortalecer o trabalho voltado para a produção do SAF. O encontro teve início no dia 14 de setembro e será encerrado amanhã, 16.

Durante as apresentações desse segundo dia de evento, a ALTA e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) assinaram um acordo de colaboração que estabelece as bases para que ambas as organizações avancem na implementação conjunta da Visão 2050, da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), que apela aos Estados, à indústria e outras partes interessadas para atingir proporção significativa no uso de SAF até 2050.

Por meio deste acordo, consolida-se uma aliança estratégica que permitirá que ambas entidades cooperem tecnicamente para o desenvolvimento de uma indústria de produção e distribuição de SAF na região, por meio de incentivos, projetos e recursos.

“Temos contribuído com as discussões de SAF no Brasil porque é fundamental garantir a transição energética com segurança, mas também defendemos a necessidade de incentivos para a adoção desse novo combustível, permitindo, assim, que as empresas cumpram seus compromissos ambientais”, compartilhou Jurema Monteiro, diretora de Relações Institucionais da ABEAR, durante sua participação no painel.

Marcelo Pedroso, diretor de Relações Externas da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) no Brasil, e Alexander Kueper, diretor de Combustíveis da IATA, também marcaram presença no evento.

Imagem: ALTA

Informações da ABEAR

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias