Início Variedades

Impressionante foto mostra multidão de afegãos amontoados num avião americano

A cada novo dia, o mundo vive a história e seus capítulos felizes e tristes. As cenas do Afeganistão que têm emergido nos últimos dias fazem parte do último grupo, mostrando a rápida ascensão do Talibã no país, enquanto milhares de cidadãos locais tentam fugir desesperadamente, temendo por suas vidas.

Ao longo do final de semana uma enorme quantidade de aviões militares dos EUA e aliados pousaram e decolaram da capital Cabul, evacuando o máximo de pessoas que conseguiram. Houve relatos de aviões partindo com até oitocentas pessoas a bordo, o que foi confirmado pela Força Aérea dos EUA, enquanto outras milhares ficaram desamparadas no aeroporto, algumas perdendo a vida em meio ao caos.

Uma imagem, compartilhada no Twitter, mostra como decolou um dos Boeing C-17 da Força Aérea dos Estados Unidos. Impressiona ver a quantidade de afegãos, amontoados no interior do enorme jato, levando consigo apenas a roupa do corpo.

O destino dessa aeronave não foi informado, mas isso é o menos importa quando se vê pessoas desesperadas perseguindo aviões, querendo fugir, sabendo que se voltassem para casa, enfrentariam os postos de controle do Talibã. Alguns chegaram a se agarrar em aviões decolando e até caíram do céu.

Os Estados Unidos e países como Austrália, Canadá, Índia, Espanha, Itália, França, Turquia, Reino Unido, Áustria, Bélgica, Nova Zelândia e Romênia também enviaram aeronaves para remover seus cidadãos e afegãos que apoiaram o grupo aliado, mas ainda há muita gente para ser resgatada.

Por sua vez, a equipe da embaixada americana foi toda removida, mas não sem antes queimar milhares de documentos sensíveis e até passaportes de afegãos que queriam vistos. Por um lado, foi bom não deixar o Talebã saber quem colaborava com a coalisão. Por fim, mas não menos interessante, todos os cães militares americanos deixaram o país junto com os soldados.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile