
Um caça F-35 Lightning II da Força Aérea Americana (USAF) girou sem controle e caiu na tarde desta terça-feira, 28 de janeiro, no Alasca, após o piloto se ejetar.
O acidente envolveu um F-35A que pertence a um esquadrão da 354th Fighter Wing, sediada na Base Aérea de Eielson, no Alasca.
Imagens gravadas por um militar que estava em solo próximo a um avião reabastecedor Boeing KC-135R Stratotanker mostram que o F-35A estava girando em torno do próprio eixo enquanto caia, com o trem de pouso abaixado.
É possível ver nos últimos momentos da filmagem o paraquedas do piloto, que se ejetou a tempo. Em nota oficial, a USAF informou que o piloto está bem e passa agora por observação médica, e que o caça caiu ainda dentro das instalações da base. O valor de um caça Lockheed Martin F-35A, que é a versão padrão do primeiro avião multifunção de quinta geração, é de US$ 81 milhões de dólares (R$ 475 milhões).
Early reports and video indicate that an F-35 fighter jet has crashed at Eielson Air Force Base in Alaska. The pilot appears to have safely ejected in the video. pic.twitter.com/oWlKJVh1x3
— OSINTdefender (@sentdefender) January 29, 2025