Latam diz que 4% dos passageiros que fazem check-in não embarcam nos seus voos

Em uma publicação numa rede social, o CEO da Latam, Jerome Cadier, compartilhou mais informações sobre os bastidores da aviação. Em seu novo texto, o CEO explicou por que motivo as empresas aéreas fecham as portas da aeronave tão antes do horário do voo. Ele também falou de outras curiosidades, como o fato de 4% dos passageiros não embarcarem nos voos. Um número impressionante.

A explicação de Cadier

Além de todo o procedimento de embarque de passageiros, são diversas as tarefas envolvidas na preparação para que uma aeronave decole, isso inclui manutenções de rotina, parqueamento, abastecimento de combustível e óleo, catering (alimentos e bebidas), entre outros.

Portanto, um esforço coordenado entre múltiplas funções se faz presente milhares de vezes por dia no Brasil, antes que cada voo seja liberado. Foi nesse contexto que o CEO publicou sua explicação, que pode ser lida na íntegra, abaixo.

Comecemos de trás para frente: o horário do voo é o horário em que temos que fazer o “pushback”, que é quando o avião começa a se mover, normalmente para trás. Para que isto aconteça pontualmente e não atrasemos o voo, várias coisas têm que acontecer com antecedência a este horário.

Todos os passageiros e malas têm que estar acomodados, as portas precisam estar fechadas e todos os checks feitos. Ainda assim, a torre precisa autorizar o avião a iniciar o processo de movimentação até a pista de decolagem.

Não pedimos autorização antes de estarmos prontos e, dependendo do tráfego no aeroporto, a autorização pode demorar. Temos outra coisa pouco conhecida: por razões de segurança, aqui no Brasil malas não podem “viajar desacompanhadas”.

Qual é o impacto disto? Quer dizer que se um passageiro despacha a mala mas não embarca, temos que retirar a mala dele antes de iniciar a viagem. Imagino vocês pensando que isto acontece pouco… pois vou surpreende-los: aproximadamente 4% dos passageiros que fazem check-in não embarcam! Isto é surpreendente e tem muitos impactos, inclusive em um tema muito polêmico de “overbooking comercial” que um dia vou explicar para vocês.

Qual é o impacto disto para a hora de encerramento do embarque? É que temos que considerar que precisamos de tempo para procurar as malas de passageiros faltantes. Caso contrário, de cara, 4% dos voos já estariam atrasados porque o processo não é rápido, já que temos que procurar mala por mala no porão do avião.

“Mas Jerome, já viajei em outros países como os EUA, e lá as portas fecham com menos antecedência que aqui!” É verdade. Lá, em voos domésticos, todas as bagagens passam pelo raio X. Assim, é permitido que as bagagens “viajem desacompanhadas”. São curiosidades e particularidades da aviação que são pouco conhecidas ou entendidas.

No final, aqui no Brasil, a LATAM encerra o embarque 20 minutos antes do horário do voo, impreterivelmente. E fazemos isto para garantir a segurança de todos e a pontualidade dos voos. Aliás, mais uma vez, fechamos o primeiro trimestre de 2022 como a empresa mais pontual do Brasil – como temos feito desde o inicio de 2018. Por respeito ao tempo dos nossos clientes”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

“Boeing precisa ser liderada por engenheiros para sair da crise”, diz...

0
A Boeing precisa ser liderada por engenheiros para conseguir sair de sua atual crise, afirmou Tim Clark, presidente da Emirates Airline