Início Empresas Aéreas

Improvável companhia aérea chama pilotos e pode dar sobrevida aos aviões Boeing 717

Foto: Boeing

Num movimento estratégico tão interessante quanto improvável, a empresa americana GlobalX (lê-se Global Crossing ou apenas Global “X”), startup que estreou operações durante a pandemia, publicou um anúncio de emprego para pilotos de Boeing 717 e sinalizou que está procurando adicionar dez aeronaves do modelo. Os aviões seriam os mesmos que voaram antes na espanhola Volotea, informou o site de notícias de aviação holandês Scramble.

O curioso é que o movimento vai no sentido contrário do que vinha sendo feito pela GlobalX até aqui, já que a companhia vinha se amparando em aeronaves mais novas da família Airbus A320 e demonstrava um crescimento relevante, chegando já a 7 aeronaves.

A empresa não comentou e nem ofereceu detalhes sobre a operação ou rotas dos Boeing 717, que são aeronaves pouco comuns nos céus do mundo atual, com apenas três empresas operando-o, incluindo a Delta Air Lines e Hawaiian, nos EUA, e a Cobham, na Austrália.

GlobalX tem uma frota de Airbus

Apesar de não ser uma aeronave tão velha, já que foi produzida até 2006, o Boeing 717 se baseia num projeto antigo, do MD-80. Do modelo, fora fabricados apenas 156, dos quais cerca de 130 ainda voam nas empresas supracitadas. No entanto, sua vida útil na aviação comercial está com os dias contatos, haja visto que há equipamentos muito mais modernos e econômicos nos dias atuais.

Portanto, o movimento da GlobalX, que ainda deve ser explicado, segue na contramão do que o mercado tem feito e do que a próxima empresa vinha fazendo. Os próximos capítulos desta história prometem mais revelações interessantes.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile