Inaugura o local do primeiro centro latino-americano de conversão do Boeing 737-800BCF

Foto: Bernal Saborio, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A Cooperativa de Servicios Aero Industriales RL (Coopesa), um dos mais conhecidos centros de manutenção da América Latina, localizado na região de San Jose, na Costa Rica, inaugurou seu quarto hangar, que aumentará sua capacidade de realizar tarefas de manutenção, além de ter como principal objetivo estabelecer uma segunda linha de conversão de aeronaves Boeing 737-800 de passageiros para cargueiros.

Como cita o Aviacionline, a empresa, fundada em 1963, é uma fornecedora de manutenção, reparo e revisão (MRO) de aviação certificada pela FAA e EASA, atendendo companhias aéreas nas Américas e empresas globais de leasing com uma força de trabalho de mais de 800 funcionários.

O novo hangar lhe dará a possibilidade de receber mais 15 aeronaves por ano, o que significa uma receita adicional de aproximadamente US$ 5 milhões. Este novo hangar permitirá a geração de mais de 400 empregos nos próximos três anos.

Durante o primeiro semestre de 2022, a COOPESA atendeu 88 aeronaves da família Airbus A320, Boeing 737 e Embraer 190/195. Também recebeu o primeiro Airbus A320neo da SKY e JetSMART para Check-C. Por lá também já passaram aeronaves da Azul, Gol e Latam.

Em maio de 2021, a Boeing assinou um acordo com a Coopesa para transformar aeronaves de passageiros Boeing 737-800 em aeronaves de carga (BCF), sendo o primeiro centro de conversão desse modelo na América Latina e Caribe.

Embora o acordo entre a COOPESA e a Boeing seja para converter 40 aviões em cinco anos, a cooperativa espera dobrar esse valor. Para isso, propõe-se sistematizar e realizar o processo mais rapidamente por se tratar de um único modelo de aeronave e ao mesmo tempo ampliar a capacidade com a construção de uma nova instalação.

A fabricante americana, por sua vez, prevê que serão necessárias 1.500 conversões de cargueiros nos próximos 20 anos para atender à crescente demanda por essas aeronaves. Desses, 1.080 serão conversões padrão, com quase 30% dessa demanda vindo da América do Norte e da América Latina.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Já voando o modelo concorrente, Air Europa anuncia a compra do...

0
A espanhola Air Europa quer voltar a crescer após a Pandemia do Coronavírus e anunciou a sua primeira compra de aviões.