Início Aeroportos

Inaugurado novo voo internacional de cargas no Aeroporto Afonso Pena, de Curitiba, vindo da Europa

Com crescimento acelerado desde o ano passado, o terminal de cargas do Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba, em São José dos Pinhais (PR), administrado pela PacLog em parceria com a CCR Aeroportos, passou a receber um novo voo internacional de transporte de cargas neste início de 2024.

Segundo informa a concessionária CCR, o novo serviço é operado pela LATAM Cargo com o modelo Boeing 767-300F, vindo de Amsterdã, na Holanda, aumentando o fluxo de importações e exportações que passam pelo terminal aeroviário paranaense.

Com o novo voo, agora são três operações semanais na rota, aos domingos, quartas e sextas-feiras. Atualmente, o Afonso Pena é o quinto aeroporto do País em volume de importações e registrou um crescimento expressivo de rotas internacionais cargueiras desde o início de 2023, saltando de seis para dez.

O aeroporto é o maior hub de transporte aéreo de mercadorias do Sul do Brasil, com larga vantagem, segundo a CCR. Entre os itens importados “protagonistas”, destaque para o segmento farmacêutico, de maquinário/peças e o tecnológico. Juntos, estes produtos respondem por pouco mais de dois terços do volume de importação do terminal.

Com um crescimento estimado de 66% em relação ao volume de voos internacionais cargueiros registrados no início de 2023, o terminal de cargas do Afonso Pena recebe semanalmente quatro rotas vindas dos Estados Unidos, e seis vindas da Europa. Vale ressaltar que algumas delas envolvem paradas em outros aeroportos brasileiros antes da chegada ao Paraná.

Segundo os administradores, há demanda suficiente para pelo menos dobrar este volume de voos nos próximos anos, pois o aeroporto é especialmente estratégico para o fluxo nacional de importações e exportações, dada a alta demanda do setor industrial das regiões Sul e Sudeste.

A gerente de cargas da CCR Aeroportos, Lilian Françoso, destaca a retomada do crescimento do terminal paranaense e reforça a projeção otimista para o setor nos próximos anos:

“Estamos diante de um incremento expressivo de operações do terminal de cargas no Afonso Pena. Trabalhando em parceria com a PacLog, temos conseguido consolidar CWB como um dos hubs logísticos aéreos de maior destaque do País. Essa rota vinda da Europa apenas reforça uma tendência de crescimento que está evidenciada com o surgimento contínuo de novos voos desde o início do ano passado. Estamos satisfeitos com o momento e confiantes de que teremos ainda mais rotas ao longo dos próximos anos”.

Informações da CCR Aeroportos

Sair da versão mobile