Início Aeroportos

Inaugurado o super hangar com capacidade para dois Airbus A380 ou seis A321

Imagem: Aeroporto de Teruel

O Aeroporto de Teruel, na Espanha, acrescentou um novo hangar às suas instalações, que o torna o único no seu país com tais características. Ali será possível realizar trabalhos de manutenção em dois A380 ou seis A321 ao mesmo tempo.

O investimento para esta instalação foi de 23 milhões de euros (sem IVA) e a licitação para a concessão de utilização do espaço já está em curso. As obras iniciaram-se em agosto de 2020 para movimentação de terra, vedações e fundações e em dezembro de 2021 para a construção do hangar.

Na cerimônia de abertura foi realizada uma explicação das características mais importantes desta infraestrutura, na presença do Ministro da Estrutura Territorial, Mobilidade e Habitação da Espanha, José Luis Soro, a Ministra da Presidência e Relações Institucionais, Mayte Pérez, o Delegado do Governo de Aragão, Benito Ros; o Diretor Geral de Transportes, Gregorio Briz; o Diretor do Aeroporto de Teruel, Alejandro Ibrahim. Também o subdelegado do Governo da Espanha, José Ramón Morro, e a prefeita de Teruel, Emma Buj, estiveram presentes.

Conforme explicou o presidente do Consórcio do Aeroporto de Teruel e ministro da Estrutura Territorial, Mobilidade e Habitação, José Luis Soro, “a ampliação do espaço disponível para o desenvolvimento de trabalhos de manutenção permitirá que a atividade aumente exponencialmente”. Este novo hangar servirá para aumentar os números de negócios, a criação de 150 empregos e posicionará o Aeroporto de Teruel como uma infraestrutura líder no setor industrial aeroespacial.

O hangar, que tem capacidade para dois A380, possui dimensões totais de 200 m de largura e quase 100 m de profundidade. Como detalhe, os A380 têm envergadura de 80 metros. Com 39 metros de altura. Além disso, é o hangar mais alto da Espanha e equivale a um prédio de 13 andares. A área total é de 18 mil m², pouco mais de 16 mil m² úteis. Com uma porta principal modular de 184 metros de largura e 27 metros de altura.

A estrutura é composta por 11.055 barras com comprimento médio de 4,5 metros. Possui cerca de 3.000 esferas de união, algumas com até 45 centímetros de diâmetro. O edifício possui 6.363 faixas com comprimento médio de 4,5 metros. Além da área de trabalho de manutenção, possui 2.500 m² de escritórios e 3.600 m² de oficinas e uma plataforma pavimentada de 25.000 m². Da mesma forma, inclui um estacionamento com 160 vagas para veículos e várias estações de carregamento elétrico.

O Consórcio do Aeroporto de Teruel publicou o caderno de encargos da disputa para a concessão que estabelece uma anuidade de 1,4 milhão de euros por ano (sem IVA) com a duração de 25 anos, prorrogáveis ​​por mais 10 anos.

Tendo em conta o tempo que decorrerá até ao início da atividade, foi estabelecido um esquema progressivo. O primeiro ano será pago 20%, o segundo ano 30%, o terceiro ano 40%, o quarto ano 60% e o quinto ano 80%. A partir do sexto ano até ao final da concessão, serão pagos 100% do lance oferecido pela concessionária. O prazo para apresentação de propostas é 31 de março.

Informações do Aeroporto de Teruel

Sair da versão mobile