Foram iniciados hoje, 3 de dezembro, os voos com jatos brasileiros Embraer E175 para o aeroporto “de neve” mais conhecido nos EUA e queridinho de famosos.
O Aeroporto de Aspen, localizado no Colorado, é a principal porta de entrada para diversos resorts de esqui da região, conhecidos por serem alguns dos mais exclusivos e caros dos Estados Unidos, sendo frequentado por celebridades como Justin Bieber e Mariah Carey. Isso se deve, em parte, à dificuldade de acesso, já que o aeroporto está situado em uma área montanhosa, com uma infraestrutura limitada.
Apesar da fama, o aumento do número de voos sempre enfrentou restrições. Essas limitações não apenas envolvem questões de segurança e desempenho, mas também refletem a pressão exercida pelos cerca de 7 mil residentes locais, que frequentemente manifestam descontentamento com a movimentação intensa de jatos executivos.
Para preservar a tranquilidade da região, foram impostas restrições quanto ao tamanho das aeronaves que podem operar no aeroporto. Apenas jatos do porte do Bombardier CRJ-700 são autorizados, sendo que modelos maiores, como os Embraer E175-E1, predominantes no mercado regional dos EUA, não possuíam permissão para operar, até hoje.
Em um voo da United Express operado pela SkyWest Airlines, um E175 partiu de Denver num trajeto que durou apenas 32 minutos. O jato fabricado pela Embraer tem seis assentos a mais que o CRJ-700, além de uma considerável capacidade de carga extra.
Aspen Airport welcomed the inaugural flight of the E175 this morning!✈️ pic.twitter.com/u5eqGGpc9c
— Aspen Airport (@FlyAspenAirport) December 3, 2024