Incidente com avião da Gol decolando de Salvador foi captado em vídeo ontem

Captura de tela do vídeo apresentado a seguir, de Luciedson Ferreira

Uma gravação feita nesta última sexta-feira, dia 12 de agosto, no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, de Salvador, Bahia, captou o momento em que um Boeing 737 da Gol Linhas Aéreas sofreu um incidente durante a decolagem.

A ocorrência foi registrada por Luciedson Ferreira e publicada em seu canal no YouTube, conforme o vídeo disponibilizado a seguir e as informações detalhadas logo abaixo da gravação. Após o incidente, ainda se observa a realização da limpeza da pista e uma fila de aeronaves aguardando pela liberação.

Como visto nas cenas acima, o Boeing 737 sofreu um incidente de “bird strike”, ou seja, de colisão com uma ou mais aves, incluindo a ingestão por um dos motores, como evidenciado pela emissão anormal vista no jato de ar do propulsor esquerdo durante a corrida de decolagem.

A depender do tamanho da ave ingerida, as consequências podem variar desde nenhuma influência significativa no motor até danos internos que possam levar à perda parcial ou total de potência, e até à necessidade de desligamento do propulsor em voo.

Segundo as informações de Luciedson, o incidente ocorreu com o 737 MAX-8 registrado sob a matrícula PR-XMG, quando partia de Salvador para Fortaleza na tarde da sexta-feira. A plataforma RadarBox de rastreamento online mostra a trajetória do voo, conforme imagem a seguir.

Imagem: RadarBox

Como se observa, o voo prosseguiu ao destino em altitude e velocidade normais, portanto, aparentemente, os parâmetros do motor não devem ter indicado aos pilotos nenhuma anomalia que impedisse a continuidade da subida e cruzeiro.

Após o pouso em Fortaleza no final da tarde da sexta-feira, o Boeing 737 MAX-8 permanecia no solo do aeroporto cearense até a publicação desta matéria, mais de 15 horas após a chegada, entretanto, não é possível afirmar se há alguma relação com possíveis danos ao motor ou se é apenas uma parada normal na programação do avião.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias