Incidente grave após Boeing 737 MAX quase pousar em cima de um 757 na Islândia

Foto de MarcelX42, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Um incidente aéreo registrado na tarde de 31 de agosto está sendo considerando grave na Islândia, depois que um Boeing 737 MAX da Icelandair se aproximou para pouso, enquanto havia um 757-200 da mesma empresa, decolando da mesma pista em Keflavik. Felizmente, os pilotos do MAX viram a aeronave à frente e arremeteram a tempo.

No entanto, como relatou em primeira mão o site islandês Flugblogg, o Boeing 737 MAX (TF-ICB) arremeteu quando estava abaixo da atitude mínima de decisão e a apenas 15 metros acima da pista. Não está claro ainda e uma investigação foi aberta, mas é provável que os pilotos tenham recebido autorização de pouso.

Por outro lado, enquanto o MAX já estava próximo do pouso, um Boeing 757-200 (TF-FIA) alinhou na pista e iniciou a rolagem. Quando o 757 saiu do chão, o MAX passava exatamente acima, numa condição de conflito de tráfego aéreo. A reprodução do FlightRadar24, abaixo, mostra como tudo ocorreu e mostra a altitude de ambos os aviões.

Mesmo que a plataforma de rastreamento não seja 100% acurada, é possível entender que algo incomum aconteceu ali.

De acordo com o site Aviation Herald, especializado em incidentes e acidentes aéreos, o Boeing 757-200 com a matrícula TF-FIA cruzou a barra de parada na pista cerca de um minuto antes do Boeing 737 MAX arremeter. O site também disse que em 6 de setembro, a autoridade islandesa abriu uma investigação do caso.

Captura de tela feita pelo Flugblogg

Apesar de tudo ter ocorrido bem, a situação refere-se a um conflito de tráfego. A Isavia, o controle de tráfego aéreo estatal da Islândia e operador do aeroporto, confirmaram ao Flugblogg que o incidente ocorreu, mas não deram detalhes. Ragnar Gudmundsson, investigador responsável pela autoridade de investigação Rannsóknarnefnd samgönguslysa RNSA, disse ao portal que uma investigação havia começado. 

O caso se assemelha muito ao que aconteceu em Congonhas no mês de julho, quando um Boeing da Gol e um Airbus da Latam estiveram envolvidos num incidente bastante parecido.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias