Incidente grave: vídeo mostra avião passando por debaixo da asa de um A320

O vídeo de um incidente sério ocorrido no Aeroporto Internacional Sanford, em Orlando, na Flórida, foi publicado na internet junto com as conversas entre o controlador de solo e a comandante do Airbus. Nas imagens, um piloto de uma pequena aeronave comete um ato irresponsável ao passar por debaixo da asa do A320.

Um avião Airbus A320 da empresa de baixo custo Allegiant Air havia acabado de fazer procedimento o pushback numa área do pátio do aeroporto em Orlando quando, de repente, uma aeronave do modelo Cirrus SR-22 passou por debaixo de sua asa direita inadvertidamente.

As comunicações entre o piloto do voo AAY269 e a controladora do Solo mostram a surpresa de ambos. Enquanto o tom de voz do piloto sugere indignação com o que acabara de ver, a controladora parece não ter acreditado nos próprios olhos.

Ainda segundo as comunicações, o avião estava finalizando seu processo de reboque e o caminhão de pushback ainda estava conectado, no entanto, as comunicações sugerem que os motores da aeronave há estavam acionados, o que amplia ainda mais o risco. O vídeo abaixo une a cena com a conversa entre controladora e piloto.

Aparentemente, a aeronave estava taxiando sem autorização prévia, já que o Controle de Solo do aeroporto de Orlando também não sabia o que aquela aeronave estava fazendo lá. Pelas regras da aviação, as aeronaves devem se movimentar de acordo com as instruções fornecidas pelo controle de Solo, sempre que esse estiver disponível, ou então em coordenação com as demais aeronaves pelo rádio, quando não existir torre no aeroporto.

Além de não respeitar as regras, os pilotos do Cirrus ainda aumentaram ao risco para si e para as pessoas em solo (e até dentro do A320) por passar sob a asa de uma aeronave com motor acionado.

No vídeo, o piloto do voo da Allegiant sugere preencher um formulário de incidente aeronáutico. O NTSB e a FAA já estão investigando o evento, classificado como muito grave.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Gol registra prejuízo líquido de R$ 1,1 bilhão no quarto trimestre...

0
A Gol registrou um prejuízo líquido de R$ 1,1 bilhão no quarto trimestre, as primeiras demonstrações de resultados divulgadas desde