A Esquadrilha Ceu, baseada no Clube CEU de Aviação Esportiva, no Rio de Janeiro, emocionou o público com um espetáculo aéreo na etapa final da WSL, na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ). O esquadrão, que também se apresentou no Rock in Rio, foi atração no Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil.
A Esquadrilha Ceu, entidade civil formada por ex-pilotos de caça da FAB e com mais de 25 mil horas de voo acumuladas, foi uma das atrações da etapa final do Challenger Series 2024, competição realizada pela World Surf League e que acontece entre os dias 12 e 20 de outubro, na cidade fluminense. O espetáculo aéreo ocorreu no domingo, dia 13, às 16h30, na Praia de Itaúna.
Além de suas aeronaves RV, dessa vez a Esquadrilha Ceu contou com a participação de um clássico North American T-6, avião da época da Segunda Guerra Mundial.
“Proporcionar este tipo de espetáculo mexe com o público. Cada apresentação tem sua particularidade e sempre surpreende. Mais uma vez, nosso objetivo foi impactar a população local e trazer entretenimento. Foi um show de surfe que, unido a uma série de atrações, proporcionou um evento completo para todos”, celebrou Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.
Esta é a quarta vez que um evento da WSL contou com demonstrações aéreas. Antes foram feitas duas apresentações da Esquadrilha da Fumaça, grupo vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), nas edições do Vivo Rio Pro de 2023 e 2024. Outra aconteceu no ano passado, no próprio Corona Saquarema Pro, feita pela Esquadrilha Ceu.
Líder da Esquadrilha Ceu, o Coronel Salvatore, disse: “Para nós, é um grande prazer voltarmos ao Corona Saquarema Pro. O objetivo é garantir que o público mantenha o interesse e viva uma experiência inesquecível. Trazemos uma dinâmica única em cada apresentação. No nosso display de acrobacias, apresentamos diferentes manobras, aproveitando ao máximo o cenário incrível da Praia de Itaúna”.
“Nossa apresentação é marcada por manobras aéreas de tirar o fôlego, com muita sincronia e precisão, o que já é uma marca registrada da Esquadrilha Ceu. Na nossa participação no Rock in Rio, abrimos o Palco Mundo com uma manobra especial que impactou e emocionou o público presente. Nosso objetivo para este grande evento também foi impressionar e emocionar todos que estiveram acompanhando”, acrescentou o piloto.
O Corona Saquarema Pro é o torneio final da divisão de acesso à elite do surfe, responsável por selecionar os dez melhores surfistas masculinos e as cinco melhores atletas femininas no ranking global do Championship Tour (CT) 2024. Além da decisão, estão programadas diversas atrações para o público local e fãs da modalidade.