Incluindo um Jumbo, vídeo em Campinas mostra ‘show’ de grandes jatos decolando

Um dos grandes aviões decolando, em cena do vídeo que você assiste nesta matéria

Aos que admiram operações dos grandes jatos comerciais e gostam de assistir vídeos com bonitas cenas dos mesmos, nesta sexta-feira, 14 de janeiro, mais uma gravação com um “show” de decolagens foi publicada.

O canal Viracopos FullHD no YouTube compilou as partidas de seis aviões, todos “widebody”, ou seja, os chamados equipamentos de “corpo largo”, no Aeroporto Internacional de Viracopos, na cidade de Campinas (SP), bastante conhecido por ser a principal base da Azul Linhas Aéreas e também o que mais recebe voos de grandes jatos cargueiros no Brasil.

Acompanhe a seguir as decolagens, e na continuidade desta matéria abaixo do vídeo veja os detalhes sobre cada um dos aviões:

Conforme você assistiu na gravação acima, os seis aviões são todos de diferentes modelos e operados por quatro companhias aéreas, conforme detalhamento a seguir.

Os dois primeiros são duas variantes da família Airbus A330. Ambos da Azul Linhas Aéreas, o primeiro é o A330-200 de matrícula PR-AIV, bastante popular por ter a pintura da bandeira do Brasil em sua fuselagem, e o segundo, de matrícula PR-ANZ, é o moderno A330-900 (A330neo), o maior modelo da mais recente geração dos A330.

O terceiro e o sexto aviões são jatos da Latam. O primeiro deles é o Boeing 767-300F (F de “Freighter”, ou Cargueiro) de matrícula N540LA, que voa na divisão de transporte de cargas da companhia. O segundo deles, de matrícula PT-MUB, é um Boeing 777-300ER, o maior bimotor em operação comercial no mundo. Ele transporta passageiros na divisão brasileira da Latam, porém, em função do recente cenário da aviação mundial impactado pela pandemia, estava sendo utilizado também para transportar cargas, por isso sua passagem pelo Aeroporto de Viracopos.

A quarta aeronave é o admirado Boeing 747, o Jumbo Jet, conhecido mundo afora como a “Rainha” do céu. De matrícula PH-CKC e do modelo 747-400F, é operado pela divisão cargueira da holandesa KLM, que tem operações regulares no aeroporto do interior paulista.

Por fim, o quinto jato é o Boeing 777F, a versão cargueira do modelo 777-200. De matrícula D-ALFI e operado pela Lufthansa Cargo, é figura frequentemente vista no Brasil, não apenas em Campinas, mas também em Recife, São Paulo/Guarulhos e São José dos Pinhais/Curitiba.

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias